Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal já opera em sistema integrado de radiocomunicação com a PM

14/01/2017 15:38:00


Ação é uma das novidades do plano de prevenção a pequenos delitos e arrastões da Seop, que conta também com atuação da Assistência Social

Dentro das ações que visam aumentar a segurança e ordenamento nas praias da cidade, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) dá continuidade neste fim de semana ao reforço do patrulhamento preventivo na orla, iniciando neste sábado, 14, a atuação integrada com a Polícia Militar por meio de radiocomunicação operando na mesma frequência. O sistema é uma das novidades do recém-criado Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões em Praias da Cidade, criado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que já acertou também o apoio da GM nas ações de abordagem feitas por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em quatro pontos da Zona Sul (Arpoador, Corte do Cantagalo e dois em Copacabana) e na Central do Brasil.

O plano de prevenção da Seop contará ainda com o suporte de câmeras do Centro de Operações Rio (COR), redirecionadas para reproduzir, por exemplo, imagens da faixa de areia. Na soma de esforços por ações preventivas de segurança pública, a Guarda passa a ter também acesso direto aos índices de criminalidade registrados pelo ISP (Instituto de Segurança Pública). As imagens do COR (que está ampliando o espaço que desde 2010 abriga o Centro de Controle Operacional da Guarda) e as informações da mancha criminal no Rio provenientes do ISP vão impactar, já no próximo fim de semana, no planejamento operacional da GM-Rio, braço avançado da Seop que segue buscando a integração das diversas frentes de segurança pública.

- Já realizamos reuniões com os comandos da PM e dos Bombeiros voltadas ao operacional. Estivemos também com o ISP e com o secretário de Segurança Roberto Sá, e até com o ministro da Defesa e representantes da Abin tratando das ações de inteligência. Nosso objetivo é unir as forças de todas as esferas com o foco na segurança pública do Rio - disse o coronel PM Paulo Cesar Amendola, que criou o Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope), implantou a GM-Rio em 1993 e assumiu há menos de duas semanas a Seop.

Na prática - O plano de prevenção da Seop conta nas ruas com o efetivo da Operação Verão da GM-Rio. São 70 GMs durante a semana e 200 nos fins de semana e feriado atuando na areia, na orla e agora também nos principais corredores de acesso ao metrô e a pontos de ônibus.

OPERAÇÃO CARNAVAL - Além das frentes voltadas à Operação Verão, a Guarda Municipal segue com outros planejamentos, como a Operação Carnaval 2017, que começa neste domingo, 15, com ações de ordenamento e segurança no primeiro dia de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. No total, 120 guardas atuarão no entorno do Sambódromo. A partir do dia 20, começa o trabalho de acompanhamento de dezenas de blocos, que vai até março. Dos cerca de 900 desfiles de blocos autorizados, a Guarda estará presente nos que reúnem um público maior. Já em relação aos não autorizados, a GM-Rio atuará com ações de apoio ao trânsito. Para aumentar o efetivo de guardas nos pontos com eventos carnavalescos mais expressivos, a Seop planeja repetir o pagamento de hora ao guarda que desejar trabalhar na folga.