Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Grupamento de Operações Especiais forma novos guardas

28/08/2015 18:36:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro realizou na manhã desta sexta-feira, dia 28, a formatura de 26 guardas que participaram do segundo Curso de Nivelamento Operacional realizado pelo Grupamento de Operações Especiais (GOE). O curso de nivelamento é realizado para permitir o ingresso de novos guardas na força especial da GM-Rio e visa preparar os novos integrantes para enfrentar a rotina de atuação do grupamento, que exige muito dinamismo, preparo e força física. 

 

Os familiares e convidados tiveram a oportunidade de assistir a tradicional queima de fogos de artificio que anunciava a chegada dos guardas no pátio do BG após 21 dias seguidos de curso. A solenidade contou com a presença do comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Fernandes, do comandante do GOE, subinspetor Alex Abrantes, além de gerentes, diretores e inspetores das unidades operacionais. Também participaram do curso guardas dos municípios de Magé, Itaboraí, Rio das Ostras e Saquarema.

 

O comandante do GOE, subinspetor Alex Abrantes, elogiou o comprometimento e empenho dos participantes do curso:

- Vocês são uns guerreiros por chegarem até aqui após deixarem familiares e amigos para se dedicarem a este curso durante 21 dias. Aqui vocês aprenderam um novo ideal de vida que será muito importante para o nosso trabalho na instituição – disse Abrantes.

 

O comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Fernandes, também parabenizou os guardas que concluíram o curso:

- Hoje é um dia de muita alegria porque sei o quanto é difícil completar esse curso. Fico ainda mais feliz em saber que estamos ajudando a qualificar outras Guardas Municipais. Tenho orgulho dessa equipe e saibam que os familiares e amigos aqui presentes também sentem o mesmo de vocês – afirmou o comandante da GM-Rio.

 

Primeiro colocado do curso, o GM Marcelo Bezerra Oliveira, 32 anos, está motivado para ajudar a Instituição fazendo parte do Grupamento de Operações Especiais:

- Sempre quis fazer parte do GOE e essa foi a principal motivação para fazer o curso. Com o nivelamento aprendi o que é ter espírito de equipe principalmente na primeira semana em que o apoio dos colegas foi fundamental para seguir em frente – disse o GM Marcelo.

 

Já Cristiane dos Santos, 34 anos, uma das três mulheres que concluíram o nivelamento, falou sobre as dificuldades encontradas no curso:

- Eu sabia que por ser mulher seria mais complicado porque o curso exige muito da gente, mesmo assim não desisti. No final fica a satisfação por ter chegado até aqui junto com outras duas mulheres que não desistiram, afirmou Cristiane dos Santos.

 

Dos 30 guardas inscritos no grupo, 26 concluíram o nivelamento após três semanas de treinamento intensivo. Os alunos tiveram aulas teóricas, ministradas na sede do Grupamento, com supervisão da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal (CPDP). Além disso, o curso incluiu as disciplinas Educação Física Aplicada as Atividades Especiais; Resgate e socorro; Técnica Operacional Aplicada as Atividades Especiais e Medidas Administrativas. Os guardas também participaram de treinamento em montanha; Operações aquáticas e técnica de combate corporal.

 

Durante o nivelamento, que tem carga horária de 317 horas, os GMs chegam a fazer treinamento em florestas, sendo levados a situações extremas de estresse, que visam prepará-los psicológica e fisicamente para qualquer situação real. As avaliações envolvem desde técnicas de combate corporal e rotinas operacionais até situações de resgate e operações em montanhas com muitos dias na mata fechada. O GOE é a força especial da GM-Rio, criada para dar suporte em situações emergências a todas as demais unidades da corporação e também a ações da Defesa Civil entre outras atribuições. 


Imagens relacionadas: