Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio realiza conscientização sobre tráfico de pessoas nos aeroportos do Rio

Corporação também criará palestra sobre o tema para ministração na rede municipal de ensino


27/07/2015 11:50:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realiza pelo segundo ano consecutivo ação de conscientização sobre tráfico de pessoas para passageiros e usuários dos aeroportos Internacional do Galeão e Santos Dumont.

 

 

A ação, que acontece de 27 à 31 de julho, faz parte da Semana de Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenada no Brasil pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC) e pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça. Durante a semana, guardas municipais distribuirão cartilhas informativas e darão esclarecimentos sobre a prática criminosa e formas de denúncia, no período da manhã e da tarde.

 

 

A Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas faz parte da Campanha Mundial Coração Azul, que busca encorajar a participação das comunidades e servir de inspiração para criação de medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas. Dentro da semana está inserido o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, em 30 de julho, que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Várias ações semelhantes têm acontecido em postos avançados em todas as regiões do país.

 

 

A GM-Rio é uma das parceiras do Governo Federal na política de enfrentamento, administrando no município, desde 2010, um posto avançado de atendimento humanizado ao migrante no Aeroporto Internacional do Galeão. A distribuição do kit e o trabalho de conscientização serão feitos pelos guardas municipais que atuam no posto e são capacitados para fazer a recepção a brasileiros não admitidos ou deportados do exterior e estrangeiros com problemas de entrada no Brasil ou no exterior, além de atender e identificar possíveis vítimas do tráfico de pessoas, que são encaminhadas para acolhimento através de uma rede local.

 

 

Além das ações de conscientização,a corporação ainda vai inserir o tema no programa de atividades lúdicas desenvolvidos pelo Grupamento de Ronda Escolar (GRE) nas escolas do município, a partir do segundo semestre desse ano, com a criação de uma palestra preventiva e de alerta sobre o tráfico de pessoas, que será ministrada pelos guardas para adolescentes e pais de alunos.

 

 

Saiba mais sobre o Coração Azul - O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana. 


Imagens relacionadas: