Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Seop e GM-Rio participam de feira internacional de segurança pública e corporativa

14/04/2015 10:23:00


A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio de Janeiro(GM-Rio) vão participar da 10ª edição da feira internacional de segurança pública e corporativa LAAD Defense & Security 2015, considerada a maior feira dos setores de Defesa e Segurança da América Latina.

 

Os órgãos contarão com estande para exposição de equipamentos e serviços de tecnologia usados na otimização e aprimoramento da rotina operacional dos guardas municipais. O evento acontece de 14 a 17 de abril, no Riocentro, com apoio do Ministério de Defesa (MD) e do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), entre outros órgãos, e contará com delegações de mais 70 países e cerca de 700 expositores.

 

Considerada uma das principais referências em ordenamento urbano entre as guardas do país, a GM-Rio vai levar para a feira as soluções em inovação que vêm sendo implantadas nos últimos seis anos na cidade do Rio de Janeiro, como o programa das Unidades de Ordem Pública (UOPs), que trouxe uma forma diferenciada de combate à desordem urbana, contando com patrulhamento 24h e de forma mais territorializada, para identificar e coibir problemas específicos dentro de um perímetro delimitado; e o programa Lixo Zero, realizado em parceria com a Comlurb, que prevê a aplicação de multas para quem sujar a cidade.

 

O estande da Seop e da GM-Rio ainda contará com um centro de monitoramento de desordens para que os visitantes possam acompanhar de perto o funcionamento do sistema integrado de comunicação via smartphone, formado pelo aplicativo GMmobile e pelo Mapa operacional. Pioneiro na área de segurança pública, o sistema permite o acompanhamento em tempo real via smartphone das ocorrências e também o registro das mais variadas desordens nas regiões da cidade que contam com UOPs.

 

Os guardas utilizam o aparelho e o contato é feito diretamente com a Sala da Vigilância Eletrônica (SAVE), que fica na unidade, onde está localizado o mapa operacional. Nele, é possível saber, por exemplo, todas as informações do guarda que está na rua, e até mesmo como está o nível de bateria do smartphone dele e o sinal da região onde ele está. Com esse sistema, a GM-Rio conseguiu otimizar o trabalho operacional, reduzindo o tempo de atendimento a demandas, que podia chegar a 5 horas, para 30 minutos.  


Imagens relacionadas: