Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio promove Congresso de Mulheres

26/03/2015 17:43:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou nesta quarta-feira, dia 25, seu primeiro "Congresso de Mulheres da GM-Rio", na sede da instituição, em São Cristóvão. O evento teve objetivo de debater os desafios e as conquistas da inserção da mulher no mercado de trabalho e na estrutura organizacional da corporação. Cerca de 80 mulheres de todas as unidades operacionais e do quadro administrativo participaram de palestras, atividades de integração e de cuidados de beleza durante o dia todo de evento.

 

Durante a solenidade de abertura, a Diretora de Recursos Humanos, Dóris Fonseca deu boas-vindas e falou da satisfação e oportunidade de reunir representantes da instituição para discutir temas que dizem respeito ao universo feminino.


- Hoje é um dia especial e é tempo de lutar também. As meninas sempre tiram as melhores notas no colégio, mesmo assim, ainda tem espaço reduzido no mercado de trabalho em cargos de comando. Por isso, é preciso coragem e vontade de assumir posições, porque capacidade a mulher tem – disse a diretora.


Para finalizar, Dóris destacou outra característica das mulheres, a sensibilidade: "usem esse diferencial, isso pode fazer a diferença", recomendou.

 

Palestras e eventos durante o dia


Na primeira palestra, a subinspetora Maria de Fátima Marins, da Coordenadoria de Valorização do Servidor da GM-Rio, falou sobre o papel da mulher na sociedade enumerando momentos importantes como o direito ao voto da mulher, em 1932, e a revolução sexual, em 1961, com a chegada da pílula anticoncepcional. Além disso, Fátima destacou o avanço nos direitos das mulheres com a aprovação da Lei Maria da Penha, em 2006, que se constitui como importante arma contra violência doméstica sofrida por mulheres em todo país.


Logo depois, as mulheres participaram de uma dinâmica promovida pela psicóloga e pedagoga da Academia da GM-Rio, Mara Cristina, que teve como tema: "O Desafio de Ser Mulher". Na ocasião, foram feitas homenagens às mulheres mais novas, mais independentes, mais charmosas e com mais filhos e seus respectivos desafios no dia a dia na instituição.

 

Homenageada como a guarda com mais filhos, Ana Lúcia da Costa, 46 anos, e seis filhos, falou sobre os desafios de ser mulher e conseguir encarar a rotina diária como guarda municipal e mãe:


- Quando entrei na Guarda o meu caçula tinha um ano e o desafio é sempre grande, pois tenho que conciliar o trabalho com a rotina da casa. No início foi difícil, mas hoje estou perto de fazer 14 anos na Guarda e estou muito feliz com meu trabalho e ainda tenho mais um desafio pela frente que é fazer uma faculdade - disse Ana Lúcia, lotada no Grupamento de Apoio ao Depósito (GAD) e integrante da equipe de Cerimonial da GM-Rio.


Ainda durante o evento as servidoras da GM-Rio tiveram um momento de beleza com dicas de maquiagem com as consultoras da empresa de cosméticos Mary Kay.


O encontro ainda contou com participação da inspetora regional Tatiana Mendes, comandante do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e primeira mulher a chegar ao nível mais alto da corporação. Há 21 anos na instituição, Tatiana passou um pouco da sua experiência, além de mostrar a evolução da participação feminina na instituição ao longo dos anos.


- Sei a luta que cada uma de vocês enfrenta aqui. Quando entrei na Guarda Municipal eram pouquíssimas mulheres na instituição. Agora a mulher está presente em todos os seguimentos da Guarda - disse a inspetora.


Andréia Gomides, fundadora do Instituto Ekloos, última palestrante do dia, falou sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho contando sua própria experiência de vida em grandes empresas como a HP e a Microsoft e os conflitos e desafios enfrentados trabalhando em um ambiente dominado pelos homens. No final deixou um lema que aprendeu com um antigo chefe e que virou seu lema de vida. "Seja duro com os problemas e leve com as pessoas".


O Inspetor Geral da Guarda Municipal, Rodrigo Fernandes, participou do encerramento do congresso agradecendo pela presença das cerca de 80 mulheres no evento.


- Vocês têm uma importância muito grande com o trabalho, pois a sensibilidade e dedicação de vocês no dia a dia da Guarda é fundamental. Espero que conquistem ainda mais espaço aqui na instituição - afirmou o inspetor geral.

 

Histórico na GM-Rio
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro conta com mulheres em seu quadro funcional praticamente desde sua formação. Atualmente, elas correspondem a aproximadamente 20% do efetivo de cerca de 7.500 GMs e estão presentes em todas as frentes de atuação da corporação, desde serviços rotineiros e operações especiais, passando inclusive pelo comando da instituição, que tem como chefe de Gabinete a capitão Tarcila Helena Belchior.
 


Imagens relacionadas: