Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Prefeitura do Rio empossa novo comandante da Guarda Municipal

29/04/2014 19:19:00


A Prefeitura do Rio realizou, na manhã desta terça-feira, dia 29, a cerimônia de passagem de comando do cargo de inspetor geral da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), em solenidade realizada na sede da Corporação, em São Cristóvão. O capitão Rodrigo Fernandes Queiroz, que exercia a função de diretor de operações da GM-Rio desde 2012, substitui o capitão Leandro Matieli, que estava à frente da Corporação também desde 2012 e passou a exercer a função de secretário de Ordem Pública.

 

A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, dos comandantes das unidades operacionais da Guarda e autoridades da Prefeitura do Rio e da área de segurança.

 

Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes elogiou os avanços e a modernização alcançados pela Corporação na gestão de um ano e cinco meses do capitão Matieli e também a primeira ação do novo comandante, ao nomear o inspetor regional Marcelo Esteves como diretor de operações da GM-Rio. Essa é a primeira vez que um guarda municipal ocupa a função, sendo responsável por todo o planejamento operacional e das ações da Corporação.

 

- Logo em sua primeira ação, o capitão Fernandes tomou uma importante iniciativa ao permitir que a diretoria de operações da Guarda seja ocupada por um guarda municipal. Esse é um passo muito importante para uma corporação relativamente nova, com 21 anos de existência, e aponta para o seu fortalecimento e também para o que desejamos para o Rio. Aqui no Rio as funções da Guarda e dos demais órgãos de segurança pública estão se tornando cada vez mais claras e definidas, com o trabalho coordenado entre todas as instituições, fazendo com que a nossa cidade se torne um exemplo para as demais – destacou o prefeito.

 


Currículo do comandante - Capitão Fernandes já desempenhou várias funções de liderança, entre as quais Comandante da 2ª Companhia do 18º Batalhão de Polícia Militar, em Jacarepaguá; Comandante do Grupamento de Ações Táticas do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Bangu; Comandante do Grupamento de Policiamento Transportado em Ônibus Urbano (GPTOU), responsável pelo policiamento em coletivos.


O novo Inspetor Geral possui ainda Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e Curso de Condutores de Cães, também da Polícia Militar. Desde novembro de 2012, exercia o cargo de Diretor de Operações da Guarda Municipal, onde era responsável por todo o planejamento operacional e de ações da Corporação, onde coordenava cerca de 7,5 mil homens.
 


Imagens relacionadas: