Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal forma adestradores mirins na Mangueira

11/04/2014 11:09:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou, na manhã da última quinta-feira, dia 10, formatura de dez crianças que participaram do programa "Adestrador Solidário", cujo objetivo é ensinar técnicas de adestramento para crianças de 10 a 14 anos da comunidade da Mangueira, que é vizinha à base do Grupamento de Cães de Guarda (GCG), onde também aconteceu a solenidade.

 

As aulas foram ministradas pela equipe de instrutores do Canil da Guarda, que também atua em apresentações de Showdog e na Cinoterapia. Pioneira na GM-Rio, a iniciativa proporcionou às crianças a possibilidade de criar seus animais de forma correta e responsável e também estimular a cidadania. O contato com os cães e as técnicas de adestramento permitem trabalhar sentimentos de solidariedade, cooperação, paciência, disciplina, respeito às regras e ao próximo e trabalho em equipe.

 

Durante a solenidade, o Secretário Municipal de Ordem Pública, Leandro Matielli, ressaltou a importância das aulas para os formandos.

 

– Temos certeza que fizemos mais do que ensinar adestramento. As crianças puderam assimilar conceitos muito mais amplos, como a responsabilidade pessoal, cidadania,  amor e o respeito ao próximo e aos animais. Hoje formamos pessoas mais capazes e conscientes de deveres e direitos. Esse é um dos principais papéis do poder público –  afirmou o secretário.

 

João Luiz dos Santos, 40 anos, é pai de um dos alunos do curso e reforça a afirmação do secretário.

 

– Meu filho era muito indisciplinado antes do curso. Depois que fiz sua matrícula, recebi três bilhetes da diretora da escola elogiando a melhora no comportamento. Só tenho a agradecer. É incrível a mudança comportamental que ele teve – contou emocionado.

 

Moisés Sá dos Santos, de 11 anos, aluno do projeto, comentou sobre o curso. "Gostei muito de conhecer a Guarda. Além de me divertir com as aulas, aprendi lições de bom comportamento, como respeitar o próximo e sempre falar a verdade", destacou.

 

Após a solenidade, as crianças, acompanhadas de seus próprios animais de estimação, apresentaram algumas técnicas aprendidas no curso, que teve duração de três meses, com aulas duas vezes por semana no campo de futebol que fica em frente à UPP da Mangueira e no auditório do Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vastman, em São Cristóvão.

 

 

 


Imagens relacionadas: