Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Inspetor regional José Ricardo Soares assume o comando da Guarda Municipal do Rio

14/04/2020 09:37:00


Com parte do efetivo reunido na manhã desta segunda-feira, dia 13, no pátio da sede da Guarda Municipal do Rio, em São Cristóvão, o inspetor regional José Ricardo Soares da Silva, 56 anos, assumiu o comando da corporação. A posse não foi realizada pela Prefeitura do Rio devido à pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19), mas a cerimônia interna contou com a presença do secretário municipal de Ordem Pública (Seop), Gutemberg Fonseca, guardas municipais, diretores, coordenadores e comandantes de unidades operacionais, entre outros representantes da GM-Rio e da Seop.

 

 

Com mais de 36 anos de serviços prestados, sendo 28 deles à Prefeitura do Rio, José Ricardo foi nomeado Inspetor Geral da Guarda Municipal do Rio de Janeiro pelo prefeito Marcelo Crivella no dia 3 de abril de 2020. É o segundo guarda municipal de carreira a assumir o mais alto cargo da instituição, substituindo a inspetora Tatiana Mendes, que solicitou exoneração do cargo no início de abril.

 

 

- Ao nosso novo inspetor geral rogo toda sorte do mundo. Não posso esperar algo diferente do que operacionalidade e alinhamento, como sempre demonstrou enquanto esteve conosco na Seop. Não tenho dúvidas do que fará a partir deste momento à frente desta Guarda. Saiba que ombrearei com o senhor, passo a passo, para que possamos galgar o melhor possível pela Guarda e devolvermos à sociedade – declarou o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, parabenizando a todos pelos 27 anos da GM-Rio.

 

 

Formado em Letras e pós-graduado em Gestão em Segurança Pública Municipal, o inspetor José Ricardo possui extenso currículo, com dezenas de cursos de formação e de especialização em diferentes áreas. Em seu discurso, enfatizou a importância da imagem da Guarda Municipal.

 

- Deixo aqui a minha dedicação e as minhas horas de trabalho e também de descanso. Tenho uma preocupação muito grande com a imagem da nossa instituição, que está dentro de cada guarda municipal. Se tivermos um guarda mal uniformizado, sem cobertura e com a barba por fazer na rua é a imagem da nossa instituição que será ruim. Um dos trabalhos que terei aqui dentro é de resgatar a autoestima dos nossos guardas e da nossa instituição. Uma instituição forte depende de cada membro, de cada um e nós – declarou o novo comandante da Guarda Municipal, inspetor geral José Ricardo Soares.

 

 

Integrante da primeira turma de guardas municipais de 1992, o inspetor José Ricardo percorreu uma longa jornada até chegar ao topo da carreira na Guarda Municipal. Além de instrutor e chefe do corpo de alunos, o inspetor José Ricardo foi gerente de Treinamento da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal. Esteve à frente do comando da 7ª Inspetoria, sendo responsável pelas ações na região da Praça Seca e Jacarepaguá. Em 2007, criou o 3º Grupamento Especial de Trânsito, para cobrir a Zona Oeste da cidade, sendo o primeiro comandante da unidade.

 

Transferido para a Secretaria Especial de Ordem Pública em 2010, assumiu a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques. Em 2016, trabalhou no planejamento operacional da GM-Rio para as Olimpíadas de 2016. Em 2017, retornou para a Guarda Municipal ao ser nomeado Diretor de Operações (DOP), respondendo por todas as ações na cidade. Retornou para a Secretaria Municipal de Ordem Pública em 2018, onde permaneceu até o início de abril de 2020, como subcoordenador do Programa Rio+Seguro.

 

Filho de servidor público da Aeronáutica, José Ricardo nasceu na Gávea, Zona Sul do Rio, e é o caçula de um total de cinco filhos. Casado, pai de quatro filhas e avô de dois netos, o novo inspetor geral ressalta a sua criação familiar como fator principal para a sua formação como ser humano.