Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Autor da Canção da Guarda Municipal expressa sua emoção pelos 27 anos da instituição

01/04/2020 15:53:00


Um dos personagens marcantes na história da Guarda Municipal, ao longo dos seus 27 anos, é o cantor e compositor Carlos Alberto Albuquerque de Oliveira, mais conhecido como Alberto Gino, autor da Canção "De Sol a Sol", que foi oficialmente instituída como a Canção da GM-Rio pelo Decreto no 15.099, de 09 de setembro de 1996.o

 

Aos anos, Alberto Gino também compôs canções gravadas por diversos artistas, como Miltinho, Peri Ribeiro, Emilinha Borba, Jamelão, Alcione, entre outros. Com afinação impecável e timbre de voz marcante, o compositor afirma que a canção "De Sol a Sol" foi inspirada no carinho que tem pela Cidade do Rio e também pela Guarda Municipal. Por isso, ele fez questão de expressar esse sentimento nos versos que compõe a canção, principalmente exaltando a atuação e o compromisso dos guardas municipais pela cidade maravilhosa.

 

"Eu nasci em Vitória, no Espírito Santo, mas desde que me mudei para o Rio de Janeiro, em 1965, adotei esta cidade no meu coração. As belezas naturais daqui são fontes inesgotáveis de inspiração. E os agentes da Guarda, por sua vez, cumprem com excelência o seu dever de proteger os patrimônios naturais e materiais desta cidade. Nada melhor do que utilizar estes elementos na composição da canção", explicou o autor.

 

O convite para participar do concurso que iria eleger a canção da Guarda Municipal, contudo, surgiu em 1996, a partir de uma reunião entre amigos pessoais, na Ilha de Paquetá. Entre os presentes, estava o coronel Paulo Cesar Amendola, responsável pela implantação da GM-Rio. "Em uma dessas ocasiões, ciente dos meus serviços prestados à MPB, como cantor e compositor, o coronel Amendola me convidou para participar do concurso público que a instituição estava promovendo visando escolher a "Canção da Guarda Municipal". Graças a Deus, a minha composição foi a escolhida pelos guardas municipais na apresentação. Eu tenho muito orgulho de ouvi-la sendo entoada pelos servidores da GM-Rio", concluiu Alberto Gino, muito emocionado.

 

 

Desde então, a canção vem sendo executada pela Banda de Música em eventos oficiais e em comemorações especiais promovidas pela Guarda Municipal. Além de emocionar a todos com sua bela melodia, "De Sol a Sol" também é um estímulo a praticar o bem entre as pessoas, assim como o cuidado com o meio ambiente e o patrimônio público.