Gabinete do Prefeito - GBP
Prefeitura dá início a obras contra enchentes na Praça da Bandeira

29/01/2012 - Intervenções começam com a construção do reservatório de água pluvial


27/01/2012 16:39:00


9h30 – O prefeito Eduardo Paes dá início, neste sábado, às obras contra enchentes na Praça da Bandeira. Para solucionar os alagamentos que ocorrem na região desde o fim do século XVIII, a Prefeitura do Rio começa a construir um dos quatro reservatórios de água pluvial que vão acabar com as enchentes da Bacia do Canal do Mangue. Nesta primeira etapa da obra, um trecho do Rio Trapicheiros também será canalizado. As obras na Bacia do Canal do Mangue serão realizadas pela Rio-Águas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - o PAC 2.

 

Na Praça da Bandeira, será construído um dos quatro reservatórios subterrâneos previstos no projeto e conhecidos popularmente como “Piscinões”, que diminuirão o excedente das chuvas, acumulando os volumes e impedindo o transbordamento dos rios. A água será liberada aos poucos, à medida que a rede de drenagem suportar, retardando assim a ida dos volumes para a parte baixa e impedindo os alagamentos.

 

O piscinão da Praça da Bandeira terá capacidade para 18 mil m³ e 12 metros de profundidade. Os demais reservatórios serão construídos próximo à Rua Heitor Beltrão, para captar as águas do Rio Trapicheiros (com capacidade para 70 mil m³); próximo ao Boulevard, para captar o excedente das águas do Rio Joana (143 mil m³); e no Alto Grajaú, para o Rio Jacó (50 mil m³).

 

O investimento total do projeto contra as enchentes na Praça da Bandeira  é de R$ 292 milhões. As obras têm o prazo de duração de 24 meses.

 

 

Local: Avenida Radial Oeste com Praça da Bandeira.

 




Serviços Serviços