Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Conheça o Prefeito


MARCELO CRIVELLA

 

O carioca Marcelo Bezerra Crivella, de 59 anos, é casado com a escritora Sylvia Jane há 36 anos. Pai de três filhos e avô de dois meninos, Crivella nasceu em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e passou sua infância e juventude na Gávea. 
 
 
Crivella é  formado em Engenharia Civil pela Universidade Santa Úrsula e pela Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí. Foi professor universitário em Barra do Piraí e  taxista por dois anos para custear os estudos. 
 
 
Crivella foi missionário na África  por 10 anos, onde morou com a família e obteve seu Master Degree em Engenharia pela Universidade de Pretoria, na África do Sul.
 
 
De volta ao Brasil, se dedicou à construção da Fazenda Nova Canaã, na cidade de Irecê, no sertão da Bahia. O projeto atende a 600 crianças, oferecendo ensino em horário integral, transporte escolar, duas refeições, clínica médica e odontológica. Todo o projeto foi feito com recursos oriundos dos royalties da venda de seus livros e CDs. 
 
 
Crivella iniciou a carreira política em 2002, quando foi eleito Senador pelo PL com 3.243.289 votos. Em 2010, foi reeleito pelo PRB com 3.332.886 votos. Em levantamento realizado pela entidade "Transparência Brasil", Crivella foi apontado como o 3º Senador com maior número de proposições relevantes. 
 
 
A revista Veja o classificou como o 5º Senador mais atuante do país, baseado em pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos sobre o Congresso.  A revista Congresso em Foco levantou que, nos anos de 2014 e 2015, Crivella foi, entre os deputados e senadores, o parlamentar com maior produtividade legislativa, tendo o maior número de aprovadas. 
 
 
No Senado, apresentou aproximadamente 400 proposições legislativas com mais de 18 leis aprovadas. É autor da emenda à Constituição que possibilitou médicos e enfermeiros das Forças Armadas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros a atenderem no SUS. É também autor das leis que garantem estabilidade no emprego a gestantes e adicional de periculosidade de 30% para motoboys. 
 
 
Como ministro da Pesca e Aquicultura lançou o primeiro Plano Safra da Pesca e Aquicultura com 4 bilhões de reais para financiar os pescadores. Implementou a desoneração da cadeia produtiva com a inclusão do pescado na Cesta Básica e a simplificação do licenciamento ambiental para a produção de pescado nos lagos das hidrelétricas, açudes e barragens. Em sua gestão, a produção pesqueira dobrou em todo o País.
 
 
Crivella foi eleito prefeito do Rio de Janeiro com 1.700.030 votos.



Serviços Serviços