Fundação Parques e Jardins - FPJ
Fundação Parques e Jardins e Comlurb restauram estátuas no Campo de Santana

25/01/2017 14:31:00


Janeiro começou com novos ares no Campo de Santana. A Fundação Parques e Jardins, em parceria com a Comlurb, está realizando a recuperação de monumentos e de estátuas do mais tradicional parque do centro do Rio de Janeiro. A medida, uma das primeiras realizadas pela nova gestão, visa a restaurar as obras de arte, tornando-as novamente visíveis aos olhos da população, coibir as ações de vandalismo na cidade e contribuir para a conservação do patrimônio público.

 

 

Adriano Dutra, motorista, recebeu com satisfação a nova medida. Ele afirmou que "a limpeza dos monumentos deveria ser feita regularmente". Afirmou também que "se as estátuas da cidade estão sujas, ninguém vai parar para olhar".

 

 

Márcio Oliveira, encarregado da Comlurb, explicou as ações desempenhadas por sua equipe: "estamos fazendo a lavagem dos monumentos e pequenas restaurações". As pequenas restaurações são, em verdade, pinturas de superfícies desgastadas. Recuperações mais complexas ficarão a cargo da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente. Além disso, a parceria também irá remover as pichações em monumentos públicos. Márcio Oliveira disse que "a limpeza transmitirá um melhor estado de conservação das estátuas". Como cidadão, Márcio ainda disse "ser a favor de qualquer projeto que venha a somar com o bem-estar da população".

 

 

O gari Alex Couto da Silva, considera importante a conservação e a manutenção de obras de arte em espaços públicos. Ele afirmou que "o Campo de Santana vai ficar bonito de se ver" e que "já era hora de as estátuas receberem uma atenção maior".

 

 

São com essas ações que a Fundação Parques e Jardins busca contribuir para o exercício da cidadania na cidade do Rio de Janeiro. A FPJ, ao eleger como uma de suas primeiras medidas, em 2017, a recuperação do patrimônio histórico de seus parques e cultural pertencente ao município do Rio de Janeiro, dá o seu cartão de visitas ao povo carioca. Segurança nos parques públicos e recuperação total de seu patrimônio: essas serão as marcas da nova administração.


Imagens relacionadas: