Fundação Parques e Jardins - FPJ
Presidente da FPJ recebe homenagem da Casa Histórica de Deodoro

13/11/2015 19:06:00


 

 

 

Legenda: (da esquerda pra direita) Aurélio Rocha, gestor de Revitalização do Campo de Santana; Wellington Ribeiro, presidente da FPJ; Cel Gibson; General Stoffel, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; Ernesto Becker, embaixador cultural; Cel Frederico Augusto Pinto de Freitas, Chefe de Polícia do Palácio Duque de Caxias; Paulo Cesar Becker, Assessor do Secretário de Meio Ambiente e Cel Joel Francisco Corrêa, Diretor da Casa Histórica do Marechal Deodoro

 

 

A Casa Histórica de Deodoro deu início aos eventos em comemoração à Proclamação da República com um coquetel de lançamento para convidados da exposição de caricaturas "Nasce a República", que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13 de novembro.

 

Na ocasião, Wellington Ribeiro, presidente da Fundação Parques e Jardins (FPJ) e Aurélio Rocha, gestor de revitalização do Campo de Santana – parque gerido pela FPJ -, foram agraciados pela Casa de Deodoro com o Diploma de Amigo da Casa Histórica do Marechal Deodoro. "É uma honra receber essa homenagem. Mostra que as duas instituições, tanto a FPJ quanto a Casa de Deodoro têm essa visão em comum: preservar a história, difundir a cultura e revitalizar todo o entorno do Campo de Santana", disse Wellington parabenizando o Coronel Joel Francisco Corrêa, diretor da casa de Deodoro, pelo evento.

 

Oficialmente, a exposição será aberta ao público no domingo, dia 15, quando terá início também o projeto "Janelas Abertas para a República". Desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social - LTDS (COPE/UFRJ) e pelo Projeto de Extensão Turismo Cultural no Campo de Santana, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em parceria com a Casa Histórica de Deodoro, o "Janelas Abertas para a República" realizará, de 15 a 22 de novembro, visitas guiadas gratuitas pelo entorno do Campo de Santana.

 

Ao todo, são 24 saídas em sete diferentes percursos, com ênfases diferentes, orientados e interpretados por guias recém-formados pelo Curso de Turismo do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior. Todos os roteiros têm como ponto de apoio e de saída a Casa Histórica de Deodoro.

 

No dia do lançamento do projeto, no domingo, dia 15, haverá uma solenidade de abertura no Campo de Santana a partir das 09:30h. De lá, os participantes seguem para a Casa de Deodoro, onde será lançada a exposição de caricaturas e, em seguida, sairão para a primeira visita guiada.

 

O projeto, apoiado pela FAPERJ, tem parceria da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e a colaboração de diversas instituições do entorno do Campo de Santana, como a Fundação Parques e Jardins.

 

Coronel Joel encerrou a solenidade convidando todos a participarem do "Janelas Abertas para a República": "Vamos comemorar a Proclamação da República com muita honra e alegria servindo de base de apoio ao Janelas Abertas. Participem, façam as visitas guiadas que serão oferecidas. Escolha um roteiro que mais te agrade e venha aproveitar e aprender um pouco mais sobre a nossa História. É com cultura e conhecimento que vamos reconduzir ao protagonismo da História esses sítios históricos tão importantes." 

 

Estavam presentes, também, o General Stoffel, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; Coronel Frederico Augusto Pinto de Freitas, chefe de Polícia do Palácio Duque de Caxias; o Coronel Gibson; Ernesto Becker, embaixador cultural; Paulo César Becker, assessor do secretário de Meio Ambiente entre outros.


Imagens relacionadas: