Fundação Parques e Jardins - FPJ
Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade do Rio de Janeiro

07/10/2015 16:40:00


Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade do Rio de Janeiro está em fase de consulta pública. Participe!

 

 

É a primeira vez que um plano diretor de arborização é pensando para a cidade

 

 

Uma política de arborização pensada e planejada por todos. É o que propõe o primeiro Plano Diretor de Arborização Urbana da Cidade do Rio de Janeiro (PDAU Rio) que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) e a Fundação Parques e Jardins (FPJ) disponibilizam para consulta pública até o fim do ano.

 

O documento apresentado é produto de estudos elaborados pelo Grupo de Trabalho estabelecido pela Resolução SMAC n° 553/2014 com o objetivo de executar a política pública definida pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Município do Rio de Janeiro (Lei Complementar n° 111/2011).

 

Pelo Plano Diretor de Arborização são propostas 15 diretrizes a serem seguidas num prazo de até 10 anos, entre elas estão: inventário (propõe conhecer quantas árvores existem na malha urbana da cidade e qual a qualidade delas); incremento da arborização (propõe aumentar o número de árvores na cidade) e educação ambiental (trabalhada em dois eixos, educação formal e informal).

 

"Essas diretrizes determinam as ações necessárias para a implantação, monitoramento, avaliação e conservação da arborização urbana. Além disso, serve para avaliarmos se estamos conseguindo colocar em prática tudo o que foi proposto", afirma Natacha Kede, diretora de Arborização da FPJ.

 

Segundo ela, a partir do PDAU, teremos uma política pública consolidada gerindo todas as questões relativas à arborização da cidade do Rio de Janeiro: "Esse documento propõe que as ações sejam implementadas de forma gradativa e continuada. Isso é um ganho em termos de política pública e, com certeza, quem sai ganhando é a população."

 

O PDAU Rio segue em consulta pública até dezembro, ou seja, o documento está disponível para sugestões e críticas de toda a população. As contribuições devem ser encaminhadas para o e-mail: darbfpj@rio.rj.gov.br

 

Participe e ajude a melhorar a arborização pública da cidade do Rio. A natureza agradece e a gente, também!


Imagens relacionadas: