Fundação Parques e Jardins - FPJ
Praça Itália abre seu jardim segunda, dia 22

19/06/2015 14:28:00


Fundação Parques e Jardins e Consulado Geral da Itália promovem uma semana de atividades

 

 

 

 

Quem passa pelas avenidas Antônio Carlos e Beira Mar certamente já viu os novos jardins da Praça Itália em frente ao prédio do consulado do país europeu. A inauguração oficial para apresentação da área verde à população acontece na próxima segunda-feira, dia 22, a partir das 11h. A Fundação Parques e Jardins da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio é responsável pela elaboração do projeto.

 

As atividades contam ainda com arte, cultura, música e feiras de produtos orgânicos até o dia 26 de junho – de segunda à sexta-feira, das 11h às 19h. A programação batizada de ‘Quintal' será apresentada pelo grupo Coletivo SerHumano com o apoio da Expo Milão 2015, através do tema "Alimentar o Planeta – Energia para a Vida".

 

O Consulado Geral da Itália aderiu ao Programa de Adoção de Áreas Públicas da  Fundação, e será responsável pela manutenção e conservação paisagística. O Projeto foi idealizado pela FPJ, que plantou mudas de alpinia, guaimbê, clúsia, íris-da-praia, clorofito e barléria-vermelha, além de uma jasmim manga. O consulado inovou e criou paredes verdes em seu prédio.

 

Quem pode adotar

 

Áreas públicas podem ser adotadas por pessoas físicas e jurídicas, condomínios e associações. Árvores, praças e parques, largos e jardins, canteiros e ilhas, equipamentos urbanos, monumentos e chafarizes estão disponíveis para adoção. Os interessados devem procurar a Fundação Parques e Jardins, com sede no Campo de Santana, Centro, de segunda a sexta, entre 9h e 17h. Acesso pelos quatro portões da Praça da República. Mais informações pelo 2224-8088, ramal 101.

 

 

Programação com feiras, shows e muito mais

No dia 22 a abertura oficial acontece às 11h. Em seguida será apresentado o Naviu e 13 pompons. Às 18h terá cinema com a apresentação do filme ‘O Veneno está na Mesa'. Na terça, 11h, haverá a feira da Junta Local, com produtores locais com seus produtos artesanais e frescos, e, às 17h, a performance circense de Fernando Carvalho. Na quarta, 24, às 11h, as apresentações serão com Disco Xepa-Show Food e Favela Orgânica. Às 17h, terá o ‘Sarau do Escritório. Na quinta-feira, dia 25, às 8h, terá a Feira Orgânica da Associação de Agricultores Biológicos do Estado (ABIO) com produtos eco-sustentáveis. Às 14h, tem o ‘Café com Bolacha', com apresentação do DJ Montano, além de discotecagem e venda de vinil. O dia encerra com o show da banda "Alibraz Quartero". A sexta, último dia do evento, começa com a Feira de Alimentação e Consumo Consciente, e encerra o evento a banda Feijão Coletivo.   


Imagens relacionadas: