Fundação Parques e Jardins - FPJ
Parques e Jardins inicia testes de iluminação da “Gruta de Glaziou”

13/04/2015 18:59:00


Parques e Jardins inicia testes de iluminação da

"Gruta de Glaziou"

 

 

 
 
 

 

Parceria com o Exército Brasileiro faz parte do projeto Janelas Abertas para a República

 

O projeto ‘Janelas Abertas para a República' do Exército Brasileiro deu mais um importante passo para sua formalização. Em parceria com a Fundação Parques e Jardins da Prefeitura do Rio, iniciou neste sábado, dia 11, a fase de testes da iluminação da ‘Gruta de Glaziou', no Campo de Santana. A sessão reuniu cerca de 80 pessoas, em sua maioria formado por esposas de alunos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme).

 

Os visitantes acompanharam de perto os testes para a nova iluminação que será inaugurada em breve. A gruta foi construída pelo paisagista e botânico francês Auguste François Marie Glaziou, em 1873, e foi reativada recentemente, com intervenções em limpeza, reativação da cascata e vigilância permanente.

 

Durante a visita as arquitetas paisagísticas da FPJ, Claudia Brack e Maria Josefa, da Fundação Parques e Jardins apresentaram também aos visitantes um pouco da história do local, que foi sede de vários fatos históricos como a Aclamação de Dom João VI e Dom Pedro I, a "Revolta da Vacina" e a Proclamação da República.

     

"O "Janelas Abertas para a República", proposto pela Casa Histórica Marechal Deodoro do Exército Brasileiro, é muito importante para nós da Fundação Parques e Jardins e atende ao  programa de revitalização do Centro do Rio proposto pelo prefeito Eduardo Paes. O Rio já começa a ganhar uma cara nova", destacou o presidente da FPJ, Wellington Ribeiro.


Imagens relacionadas: