Fundação Parques e Jardins - FPJ

Parque Brigadeiro Eduardo Gomes

 
O Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido popularmente como Aterro do Flamengo, é o maior parque urbano da Zona Sul do Rio de Janeiro. O objetivo original do governo do estado da Guanabara, à época, era facilitar o acesso rodoviário entre Zona Sul, Centro e Zona Norte. A ideia de construir um parque por entre as vias expressas foi de Carlota de Macedo Soares, ligada a Carlos Lacerda. 
 
O projeto paisagístico foi de autoria de Roberto Burle Marx. Sua flora é inspirada no cerrado brasileiro, na vegetação das savanas africana e indiana. O parque, de imediato, foi vinculado à cultura popular, ficando conhecido como área de lazer e prática esportiva nos fins de semana. Futebol, tênis, vôlei, vôlei de praia, aeromodelismo, modelismo naval e skate são alguns dos esportes mais praticados no parque. 
 
O projeto original englobou a praça Cuauhtémoc, o entorno do Monumento aos Pracinhas e do MAM. A Marina da Glória foi inaugurada em 1982, sendo sede das provas de iatismo nas Olimpíadas de 2016. No parque também foi construído o Museu Carmen Miranda. O parque também foi sede do Fórum Global, na Rio 92.