Fundação Parques e Jardins - FPJ

Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista é um parque municipal localizado no bairro de São Cristóvão.  O palácio, morada da família imperial desde a transferência da corte portuguesa (1808) até a Proclamação da República (1889), constitui um grande patrimônio histórico, cultural, paisagístico e arquitetônico da cidade do Rio de Janeiro. 
 
Nas dependências da Quinta da Boa Vista localizam-se o Museu Histórico Nacional, pertencente à UFRJ, e o Zoo Rio, pertencente ao município do Rio de Janeiro. Os jardins da antiga sede imperial hoje são de responsabilidade da Fundação Parques e Jardins, que o constituiu como parque urbano. 
 
Ao longo dos anos, durante o império, a estrutura originária do palácio foi sofrendo diversas intervenções, o que contribuiu para a expansão do patrimônio arquitetônico e cultural. Os jardins do parque foram revitalizados pelo arquiteto francês Auguste François Marie Glaziou, que redefiniu os conceitos de paisagismo no Brasil dezenovesco. Juntamente com outros parques do centro da cidade do Rio, como o Campo de Santana e o Passeio público, estes são os maiores patrimônios construídos e legados por este grande arquiteto.