Através dos Grupos Transversais de Trabalho – GTTs
 
 
  
Através dos Grupos Transversais de Trabalho – GTTs, o Programa Líderes Cariocas tem gerado valor para a Prefeitura como um todo, resolvendo problemas para os "clientes" internos: titulares de órgão, como os Secretários e Presidentes de empresas municipais, e o Prefeito. Estes "clientes" solicitam ao IFJG a formação de um GTT para a resolução de um problema específico. Depois de definido seus participantes com Líderes Cariocas de pelo menos três órgãos, o GTT apresenta um escopo e uma abordagem para validação dos "clientes". Com isso, as chances de efetiva implantação aumentam muito, criando um forte engajamento dos Líderes Cariocas. 
 
Depois de vencida a resistência inicial, os GTTs se espalharam e já são mais de 50 para 16 órgãos entre secretarias e empresas municipais. A razão deste crescimento em tantos órgãos diferentes é, em boa parte, devido ao valor que os GTTs têm gerado para seus "clientes". Um exemplo foi o depoimento de um dos Secretários. Segundo ele, o produto de um dos GTTs que solicitou economizou um milhão de Reais para a Prefeitura, valor de uma proposta de uma consultoria internacional para entregar o mesmo resultado!
 
A efetividade dos GTTs é medida com três indicadores. Em uma pesquisa, os Líderes Cariocas avaliam a iniciativa dos GTTs entre Efetiva ou Muito Efetiva (ver gráfico 3 no link Resultados):
 
1. Geração de valor para a Prefeitura do Rio de Janeiro: 83%
 
2. Melhoria de suas habilidades de gestão de projetos: 84%
 
3. Aumento de sua rede transversal de contatos: 97%
 
 


Serviços Serviços