Gerência de Formação de Educação Infantil (E/SUBE/EPF/GEFEI)

“Por meio da educação, o sujeito amplia sua visão de mundo e se organiza para atuar de forma crítica, propositiva e humana. O conhecimento é, assim, uma possibilidade de libertação. A educação coloca-se, dessa forma, como prática social, tanto em sua vertente institucionalizada como em sua vertente informal. Já a formação é um processo interior; ela liga-se à experiência pessoal do sujeito que se permite transformar pelo conhecimento. Assim, podemos afirmar que, potencialmente, todos os espaços e tempos da vida são espaços e tempos de formação, de transformação humana.” (BRAGANÇA, 2011, p.158)

A Gerência de Formação de Educação Infantil, GEFEI, criada no segundo semestre de 2022, tem o intuito e atribuição de elaborar percursos formativos para professores que atuam na Educação Infantil Carioca, assim também como o acolhimento dos mesmos ingressos através de Concurso Público.

Acreditamos que elaborar um processo, em uma trajetória de formação, é pensar em caminhos, alinhamentos e afinações entre prática e teoria, é pensar em experiências que reverberem no/para o cotidiano docente com as crianças, com infâncias. Assim, conjecturamos um diálogo durante os processos formativos com os documentos e concepções da rede, como o Currículo Carioca, com a Universidade e as especificidades dos territórios e das práticas.

Na Educação Infantil, esse processo de formação revela concepções e práticas:

[...] No processo de formação, há uma necessidade de que o educador se sinta implicado e pertencente às suas questões e necessidades. Dessa forma, buscamos uma formação ocupada do que nos torna mais humanos, as sensações, percepções e emoções. Buscamos um corpo que conte suas histórias e que esteja disponível para viver tantas outras no dia a dia da escola. (SILVA et al. 2015, p.421)

A Educação Infantil Carioca possui uma diversidade de sujeitos, contextos e proposições que nos fazem objetivar formações densas, que alinhem e criem horizontes, que vislumbrem experiências para educadores e crianças e que reverberem na qualidade do que está sendo ofertado em cada Unidade Escolar.

Para nós, a formação não é um suprimento ou estática, fixa, queremos trazer o caráter, o movimento permanente, existencial, qualificado, como um processo de busca, aperfeiçoamento, renovação, pesquisa, criando um impacto significativo na qualidade da  escuta e potencialidade das experiências com as infâncias.

Nós da GEFEI, Gerência de Formação de Educação Infantil, prezamos por uma formação dialógica, que compartilhe experiências, que crie pontes sólidas e realista com nossos cotidianos. Desejamos que cada um, ao participar da formação, construa seu percurso formativo no seu fazer docente:  

Sensibilizar o movimento, o olhar e a escuta do professor contribuirá, sobretudo, para torná-lo um sujeito mais aberto e plural, mais atento ao outro; ampliará seu repertório e, consequentemente, seu acervo para a criação – uma vez que só se cria a partir da combinação de elementos diversos que se tenha – tornando sua prática mais significativa, autoral e criativa. (LEITE; OSTETTO, 2012, p. 23).

Por fim, nossa ação é um compromisso com as crianças cariocas, uma vez que é um direito delas ter em seu convívio profissionais capacitados, qualificados, engajados e renovados.

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