Autor: SME | Imagens: SME | Publicação: Jefferson Matos
01/02/2022 16:15:00
A Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2022 está chegando!
Ela ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, a partir das 8h30!
Será transmitida pelos canais da MultiRio (youtube.com/multiriosme) e da Escola de Formação Paulo Freire (youtube.com/epfsme), além do App Rioeduca em Casa (Canal Todos Juntos para a Educação Infantil e Canal do Professor para o Ensino Fundamental e EJA).
PROGRAMAÇÃO – 02/02
08h30 às 10h
Abertura do Evento:
Secretário de Educação – Renan Ferreirinha
Subsecretária de Ensino – Teca Pontual
Subsecretária de Articulação e Integração da Rede – Ana Christian Veneno
Palestrante Convidado
António Nóvoa (Universidade de Lisboa)
Tema: Escolas e professores: Proteger, transformar, valorizar
10 às 12h
Atividade Presencial
(Re)conhecendo a Unidade Escolar
A partir dos roteiros enviados, cada Unidade Escolar deverá fazer uma análise do seu resultado ao longo dos últimos 5 anos, para traçar um diagnóstico do seu desempenho, identificando pontos fortes e fracos.
PROGRAMAÇÃO – 03/02
08h30 às 09h30
Protocolo Sanitário e Escola
Secretário Municipal de Saúde – Daniel Soranz
Palestrantes Convidados:
Aristeo Leite Filho (UERJ)
Tema: "Os Desafios da Educação Infantil da Atualidade"
Magda Soares(UFMG)
Tema: "Habilidades de letramento na aprendizagem de todas as áreas"
09h30 às 12h
Atividade Presencial
Pensando em possibilidades
A partir do diagnóstico realizado no dia anterior e dos roteiros encaminhados, identificar as possíveis causas das fragilidades diagnosticadas e levantar possibilidades para minimizá-las.
PROGRAMAÇÃO – 04/02
08h30 às 09h30
Apresentação de Projetos Estratégicos/2022
Subsecretária de Ensino: Teca Pontual
Palestrantes Convidados:
Marcia Gil (UERJ)
Tema: "A Educação Infantil Intersetorial e Inclusiva"
Kátia Smole (Instituto Reuna)
Tema: "Multiletramentos e letramento matemático-competências transversais para aprendizagem"
09h30 às 12h
Atividade Presencial
Construindo um Plano de Atividades
A partir das atividades realizadas nos dias anteriores, escolher 2 ou 3 fragilidades e construir coletivamente um Plano de Ação visando a melhora do processo ensino-aprendizagem. Esse plano deverá ser alvo do trabalho da equipe de formação e de acompanhamento da CRE.