Rio de Janeiro Resiliente

 

 

 

Rio de Janeiro Resiliente (arquivo em PDF)

 

A Cidade do Rio de Janeiro, em função de suas características geológicas e geográficas já representa, por si só, uma região passível de ocorrência de precipitações pluviométricas intensas e suas possíveis implicações.

 

Some-se a isso, uma cidade bastante adensada que teve um crescimento desordenado durante décadas. Além disso, diversas construções foram executadas em áreas de risco, grande parte delas em morros e encostas sujeitos a deslizamentos.

 

Face o exposto, nosso município, que historicamente é assolado por chuvas fortes e/ou prolongadas, tem sofrido com a ocorrência de inundações e deslizamentos de encostas. Convém ressaltar que o processo de mudanças climáticas em escala global tem grande probabilidade de aumentar o frequência e intensidade deste tipo de evento adverso e outros eventos associados.

 

Para a Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro, os Deslizamentos de Encostas são o maior problema decorrente das chuvas fortes, em virtude dos Danos Humanos (mortos e feridos) causados por este desastre. Desta forma, o principal foco deste órgão está na Proteção Comunitária, em especial dos moradores das áreas de Alto Risco de Deslizamentos.

 

Com este propósito, visando garantir a integridade física dos moradores de áreas de alto risco, a Defesa Civil atuou na Implantação de um Sistema de Alerta e Alarme Comunitário e na Preparação dos Moradores. Além disso, ações integradas de vários órgãos também contribuíram para tornar a cidade como um todo, mais preparada.

 

Cabe ressaltar que o Rio de Janeiro, além de ser uma grande metrópole com mais de 6 milhões de habitantes, mundialmente famosa por suas belezas naturais (inclusive contemplada com uma das 7 maravilhas do mundo moderno – Cristo Redentor), também será sede nos próximos anos de eventos de grande repercussão mundial. A Copa do Mundo de Futebol em 2014 (inclusive com a realização da partida final) e os Jogos Olímpicos de 2016 são os principais dentre vários outros grandes eventos a serem realizados na cidade.

 

Assim sendo, com todo este destaque e visibilidade, torna-se ainda mais evidente a necessidade da realização de ações em busca de tornar o Rio de Janeiro uma CIDADE RESILIENTE.

Agentes Comunitário de Saúde que foram capacitados pela DEFESA CIVIL no Projeto NUDEC:

 






 



Serviços Serviços