Projeto Defesa Civil nas Escolas

Projeto Defesa Civil nas Escolas (arquivo em PDF)

INTRODUÇÃO

A Cidade do Rio de Janeiro, com seus mais de 6 milhões de habitantes, possui problemas como qualquer outra grande metrópole.

Além disso, o nosso município possui características bastante peculiares. Trata-se de uma cidade espremida entre o mar e a montanha que sofreu uma ocupação desordenada durante décadas que ocasionou em uma alta densidade populacional nos morros com risco geológico. Como conseguinte, as chuvas torrenciais de verão provocam graves danos não apenas ambientais e materiais, mas principalmente Danos Humanos, entre os quais os óbitos, causados por Deslizamentos de Encostas.

O desastre ocorrido entre os dias 05 e 07 de abril de 2010, no qual 67 pessoas morreram, todas moradoras de comunidades carentes localizadas em encostas, representou um marco nas ações do Sistema Municipal de Defesa Civil. Desde então diversas ações foram fortalecidas e muitas outras foram iniciadas com o objetivo de tornar as comunidades mais resilientes, ou seja, com maior capacidade de adaptação para absorver os impactos de eventos adversos, bem como possibilitar um rápido retorno a normalidade.

A Defesa Civil Municipal (Subsecretaria de Defesa Civil – SUBDEC) vem desenvolvendo o Programa de Proteção Comunitária, que engloba os projetos: Capacitação e Treinamento dos Moradores, Sistema de Alerta e Alarme Comunitário e Defesa Civil nas Escolas. Além disso, promoveu o Fortalecimento Institucional.

Isto posto, o Projeto Defesa Civil nas Escolas vem enfatizar as ações com crianças e jovens, criando assim, desde cedo, uma cultura de prevenção e proteção civil, inserindo nas gerações atuais e futuras um comportamento de práticas mais seguras que visam à redução do risco de desastres.

Clique e veja as escolas que participaram do Projeto Defesa Civil nas Escolas - 2013 / 2016

ESCOLAS PDCE 2016(arquivo em PDF)

Projeto Defesa Civil nas Escolas: Temporada 2016

A Defesa Civil Municipal iniciou a temporada 2016 do Projeto Defesa Civil nas Escolas. O Projeto tem por objetivo incorporar conceitos de redução de riscos de desastres e acidentes à educação escolar, tendo como público alvo os alunos do quinto ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 11 anos de idade.

Ler matéria completa

FORMATURAS:

Confira também os seguintes Materiais Didáticos:

Caderno do Aluno                            Caderno do Professor

Serviços Serviços