Defesa Civil inicia capacitação de moradores para uso dos novos pluviômetros

11/03/2014 14:10:00


A Defesa Civil inicia nesta semana capacitação de moradores, agentes comunitários e lideranças comunitárias para uso dos novos pluviômetros semiautomáticos instalados em áreas da cidade com risco de desastres naturais.

 

 











 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Representantes de seis comunidades, das 20 que receberam os equipamentos no fim do ano passado, serão treinados por técnicos da Defesa Civil para aprenderem a monitorar as chuvas. A partir da leitura dos pluviômetros, eles saberão se os índices de chuvas atingiram níveis elevados e poderão colaborar com as equipes da Defesa Civil para alertar e mobilizar a comunidade em casos de possibilidade deslizamentos e alagamentos.

 

Os novos pluviômetros foram cedidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) por meio do projeto "Pluviômetros nas Comunidades". E foram instalados pela Defesa Civil Municipal nos bairros do Lins, Santa Cruz, Bangu, Campo Grande, Realengo, Anil, Taquara, Freguesia, Tijuca, Andaraí, Vila Isabel, Rio Comprido, São Cristóvão, Penha, Ramos, Gávea e Copacabana.

 

Veja a programação:

 

11/03 - Pavão-Pavãozinho, Copacabana;

12/03 - Tuiuti, São Cristóvão;

12/03 - Matinha, Rio Comprido;

13/03 - Salgueiro, Tijuca;

14/03 - Juscelino Kubitschek, Andaraí;

15/03 - Jardim do Carmo, Vila Kosmos.