Defesa Civil
Inovação e sustentabilidade: 1º Seminário de Redução de Riscos de Desastres da Defesa Civil do Rio

08/07/2019 12:10:00


Inteligência artificial, monitoramento de desastres naturais e propostas para tornar a cidade resiliente estão entre os temas abordados


A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Município realiza o 1º Seminário Técnico-científico de Redução de Riscos de Desastres da cidade do Rio (1º RRD Rio), nesta terça e quarta-feira, 9 e 10 de julho, na Faculdade Celso Lisboa. É o primeiro evento na área realizado a nível municipal e vai reunir mais de 700 pesquisadores, especialistas e estudantes de vários estados do país. 

 


Painéis discutirão soluções sustentáveis e inovadoras para o município. O objetivo é tornar o Rio de Janeiro mais resiliente e preparado no enfrentamento de desastres apresentando  soluções preventivas nas áreas de inovação, prática e de tecnologia.

 


Entre os trabalhos selecionados, estão o uso de ferramenta baseada em inteligência artificial no monitoramento de desastres naturais e a importância das cidades inteligentes na redução de riscos de desastres. 

 


Agentes de Defesa Civil vão apresentar projetos como o “Construindo a Cidadania nas Escolas”, que leva adolescentes para museus e espaços culturais; as dinâmicas infanto-juvenis que ensinam sobre prevenção e resiliência: o “Vida em Jogo” e o “Veja e Reflita”; a aplicabilidade do “Sistema de Alerta e Alarme” nos casos de chuva forte - que conta com 165 sirenes e 194 pontos de apoio distribuídos em 103 comunidades - e o “Voluntariado”, treinamento gratuito dividido em aulas teóricas e práticas. 

 


Representantes de outros órgãos também participarão com trabalhos sobre questões como o uso de sensores para prevenção e/ou detecção de bolsões e alagamentos, da RioÁguas, e a atuação dos Agentes Comunitários como estratégia em RRD, da Fiocruz. 

 


O Centro de Operações Rio (COR), Instituto Municipal Pereira Passos (IPP), “P-Con - Plataforma de conhecimento em desastres” e “Que chuva é essa?” (ambos projetos de extensão da UFRJ) e Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (EsDEC) realizarão palestras no 1º RRD Rio. 

 


Semana de eventos

 


O seminário faz parte de uma série de eventos alusivos ao Dia Municipal de Redução de Riscos de Desastres (7 de julho). As iniciativas começaram neste domingo, 7, com um simulado de mesa do Sistema de Alerta e Alarme Sonoro. Equipes da Defesa Civil acionaram, de forma remota, direto do Centro de Operações Rio, as 165 sirenes nas 103 comunidades onde se encontra o sistema.

 


Na segunda-feira, 8, as equipes levarão equipamentos operacionais, pôsteres com histórico do grupo e informativos sobre as noções de Defesa Civil para o pátio interno do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura, na Cidade Nova. O objetivo é difundir as noções de prevenção e resiliência entre a população carioca.

 


Na terça e quarta-feira, 9 e 10, será a vez do 1° Seminário RRD Rio. Na quinta e sexta-feira, 11 e 12, quatro bairros vão receber ações de conscientização, realizadas em parceria com órgãos como a Secretaria Estadual de Defesa Civil. Na quinta, as atividades acontecem em Campo Grande e no Largo da Carioca. Já na sexta, no calçadão de Bangu e na Praça Saens Pena.