Defesa Civil
Defesa Civil Municipal inicia segunda turma do programa de voluntariado/2019

10/06/2019 07:55:00


 
 
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Rio (Subpdec), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, iniciou este mês o recrutamento para a segunda turma do seu programa de voluntariado de 2019. Voltado a todos que desejam doar parte do seu tempo à proteção comunitária, o projeto visa preparar os participantes para uma primeira resposta em casos de desastre. Percepção de risco, resiliência, sistema de alerta e alarme, prevenção e combate a incêndios estão entre os temas ministrados por técnicos do órgão por meio de módulos de ensino. As aulas teóricas e práticas acontecem na sede da Defesa Civil, em Vila Isabel, e no Centro de Operações da Prefeitura (COR), na Cidade Nova.
 
No início de junho ocorreu o primeiro encontro de recrutamento do programa para formação da segunda turma de 2019. Daniel Lima uniu a paixão pelo futebol e a solidariedade para ampliar sua dedicação à causa ao se inscrever no programa. Há dois anos, ele integra o grupo Embaixada Fla Raiz, que promove, entre os torcedores do Flamengo, ações sociais como a doação de sangue e a entrega de chocolates na Páscoa para crianças carentes.
 
O cuidado com o próximo levou Daniel a atuar como voluntário na região de Brumadinho, em Minas Gerais, onde em janeiro deste ano ocorreu o rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão. "Durante cinco dias, acompanhei de perto todas as equipes e aprendi que até o processo de doações de água precisa ser feito por pessoas capacitadas. É fundamental estar preparado para os momentos de emergência. Esta experiência me fez entender que tenho um chamado para o voluntariado e por isso que eu estou aqui", afirmou Daniel.
 
Entre as novas voluntárias, a enfermeira Juliana Jerônimo, moradora de Campo Grande, contou que o desejo de se inscrever no projeto surgiu graças a um apoio solidário que recebeu em um momento particular e difícil da vida. "Esse ocasião me marcou e só aumentou meu desejo - que carrego sempre comigo como profissional de saúde - de ajudar o próximo", explica Juliana.
 
A capacitação do Programa Voluntariado é promovida pela Defesa Civil municipal. As inscrições, gratuitas, são realizadas no site do órgão: https://bit.ly/2WItKXM.

Imagens relacionadas: