Defesa Civil
Defesa Civil: projetos formam multiplicadores em prevenção de riscos

07/08/2018 12:22:00


A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realiza nesta semana mais uma série de capacitações que atendem diversos setores da sociedade - alunos vão desde universitários, servidores públicos a voluntários. Abrindo a agenda, nesta terça-feira, 7, haverá mais um workshop para universitários, no Centro de Operações Rio, dentro do projeto de iniciação científica da subsecretaria.

O tema será "Vigidesastres" e contará com profissionais da Coordenação de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, para esclarecer dúvidas dos estudantes. O projeto de iniciação científica da Defesa Civil ocorre desde abril em parceria com a Universidade Veiga de Almeida (UVA) e o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), e conta com reuniões quinzenais que buscam envolver órgãos da prefeitura no fomento a estudos acadêmicos relacionados a questões urbanas, pertinentes ao meio ambiente e cidadania.

Servidores - Já a terceira turma do Curso de Operações de Segurança em Alturas (Cosa), para funcionários da Comlurb, terá aulas de terça, 7, a quinta, 9, sempre das 9h às 16h. O Cosa começou em julho e já formou duas turmas. Ao todo, até setembro, seis turmas terão passado por treinamento teórico, na sede da Defesa Civil, em Vila Isabel, e parte prática em área externa.

Voluntariado - Encerrando as atividades da semana, no sábado, dia 11, às 9h, também em Vila Isabel, haverá o último encontro da quarta turma do Projeto Voluntariado, que atende uma média de 20 alunos. Eles já receberam instrução sobre percepção de risco, combate a incêndio e aprenderão sobre suporte básico de vida (primeiros socorros). Os voluntários vão apresentar um trabalho desenvolvido sobre o desastre de Mariana, envolvendo aspectos de engenharia e saúde.

Para ingressar no Projeto Voluntariado, o cidadão pode ser inscrever pelo site e passará por um recrutamento presencial. Desde que foi repaginado, em 2016, o programa já formou 60 pessoas. A turma deste ano começou no dia 9 de junho com uma aula sobre noções de risco em Defesa Civil. No total, ocorrem três encontros. Ao fim, os participantes ganham um certificado e podem atuar apoiando outros projetos da Defesa Civil, além de replicar o aprendizado na sociedade.




Serviços Serviços