Defesa Civil
Guardas municipais recebem treinamento da Defesa Civil sobre prevenção e combate a incêndio

27/07/2018 13:02:00


Como parte do Curso Básico para Instalações Vitais, guardas municipais da 10ª Inspetoria, que atuam no interior e no entorno do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), participaram nesta quinta-feira, dia 26, de palestra e treinamento de prevenção e combate a incêndio ministrado na sede da GM-Rio, em São Cristóvão. A aula foi ministrada pelo instrutor de Proteção e Combate a Incêndio, capitão José Cleudes, da Defesa Civil Municipal. As atividades práticas contaram com apoio do subcomandante do Centro de Treinamento da Defesa Civil Municipal, Walter Luiz Wosny Oliva da Fonseca.


 

 

 

Durante a aula teórica, o instrutor falou da importância dos guardas saberem identificar os tipos de extintores e a forma correta de utilização para prevenção de incêndios no dia a dia no trabalho e até mesmo em casa. O instrutor também falou da importância e como funcionam os sprinklers, um componente do sistema de combate a incêndio que descarrega água quando for detectado um incêndio, por exemplo, quando uma temperatura predeterminada foi excedida.

Os guardas também aprenderam sobre a importância de outro componente utilizado no combate a incêndio, o hidrante de recalque, que geralmente é instalado em frente às edificações. Cleudes falou ainda sobre os principais elementos do fogo, classes de incêndio e métodos de combate.

Ao final, os guardas participaram de uma demonstração de incêndio. A missão do grupo era identificar o tipo de material representado no incêndio e qual extintor adequado para combater aquele tipo de tipo incêndio. Os guardas aprenderam ainda a forma correta de carregar o extintor, tirar o lacre e a trava de segurança, além da maneira correta de manusear a mangueira de incêndio e os cuidados que devem ter com ela depois de utilizada.

 

 


 

Uma das alunas, a guarda municipal Lícia Márcia de Brito, destacou a importância do curso:

-Nós atuamos num local onde trabalha muita gente e ainda recebe muitos visitantes, por isso a capacitação é fundamental. É claro que não vamos sair daqui especialista em apagar incêndio, mas acredito que o que aprendemos aqui é o suficiente para apoiar a brigada de incêndio que tem no prédio da prefeitura e também poder apoiar o Corpo de Bombeiro em uma eventual necessidade - disse Lícia, que trabalha há 22 anos na instituição, ressaltando a importância de voltar à sala de aula.

Ao todo, 20 alunos participaram das atividades, onde aprenderam sobre conceitos como combustão; diferença entre fogo e incêndio; tetraedo do fogo (combustível, comburente, ignição e reação em cadeia); pontos notáveis de combustão; comportamento de locais de incêndios; fatores que mais matam nos incêndios; gás liquefeito de petróleo (GLP) e dicas de como evacuar locais em risco.

 

 

 

 

Por: Guarda Municipal 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços