Defesa Civil
Defesa Civil: começam aulas práticas de curso de segurança em alturas para garis da Comlurb

12/07/2018 14:36:00


 
Funcionários aprendem sobre arvorismo e primeiros socorros na Reserva do Grajaú
 
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), começou, nesta quinta-feira, dia 12, as aulas práticas do Curso de Operações de Segurança em Alturas (Cosa) para o Manejo Arbóreo para 20 – do total de 125 – funcionários da Comlurb, no Parque Estadual do Grajaú. 
 
O curso aprimora as técnicas operacionais nas atividades de poda e oferece noções de primeiros socorros em casos de acidente. Nos três dias (de quarta, 11, à sexta, 13), os instrutores Juratan Camara e André Moura abordam os cuidados com o manuseio dos equipamentos, a prevenção de possíveis acidentes e o uso de técnica de arvorismo.
 
 
- Esse treinamento ensina como trabalhar com segurança, ajudando-os a saber como agir da forma correta ao surgirem as situações de risco. Eles aprendem a protegerem a si e a evitar acidentes - afirma Juratan.
 
André Santos trabalha realizando poda de árvores pela Comlurb há dez anos. Ele explicou como o Cosa pode melhorar as técnicas utilizadas no dia-a-dia:
 
- É um conhecimento que, além de ser útil na atuação profissional, é muito importante para salvar vidas. É, ao mesmo tempo, um grande estímulo e aprendizado para nós. 
 
As atividades práticas ocorrem no Parque Estadual da Reserva do Grajaú, com a participação de instrutores do Corpo de Bombeiros (CBMERJ). Já a parte teórica foi ministrada na sede da Defesa Civil, em Vila Isabel.
 
 
 
Na capacitação, seis turmas serão formadas ao longo deste ano. Ao todo, 125 profissionais da Coordenadoria de Áreas Verdes da Comlurb participarão do projeto. São garis que desempenham funções no manejo arbóreo, técnicos e engenheiros de Segurança do Trabalho.

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços