Defesa Civil
Defesa Civil promove ações exclusivas do Dia Municipal de Redução de Riscos e Desastres

30/06/2018 11:30:00


Palestras, fóruns de debate e exposição marcam data comemorativa
 
A Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Ordem Pública, vai realizar, a partir do próximo domingo, dia 1º de julho, uma série de eventos em comemoração ao Dia Municipal de Redução de Riscos e Desastres. As ações são voltadas para a discussão dos métodos de prevenção entre especialistas e estudiosos da área, e também para a propagação dessas informações entre a população por meio de panfletagem e exposição de fotos do histórico da Defesa Civil.
 
No dia 1º, marcando a data, haverá um exercício simulado de mesa do Sistema de Alerta e Alarme no Centro de Operações Rio (COR), de 10h ao meio-dia. Durante este período, as 163 sirenes locais serão acionadas intercaladamente. Não será necessário evacuar as áreas.  No dia 3, será aberta uma mostra com fotos que retratam a história do órgão no Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura, que contará com distribuição de panfletos com orientações à população.
 
Os dias 4 e 5 de julho serão destinados às palestras e debates do II Simpósio de Redução do Risco de Desastres, que acontece no auditório da Defesa Civil, em Vila Isabel, visando integrar especialistas – e interessados no tema – de diversas áreas na análise e estudos de casos. O simpósio começa às 9h de quarta, dia 4, com a palestra "Resiliência frente a mudanças climáticas", que entre outros, traçará um panorama sobre eventos de chuvas intensas no Rio. À tarde, às 14h, a "Educação para a prevenção" é o mote, onde será apresentada a nova metodologia do Projeto Defesa Civil nas Escolas, além de um painel da Secretaria Municipal de Educação sobre o auxílio da integração entre órgãos na multiplicação de conhecimento.
 
Na quinta-feira, dia 5, entre 9h e 17h, o Fórum de Debates entre representantes de outras unidades da Defesa Civil no país encerra o simpósio. O Subsecretário Edson Tavares Silva explica a importância de promover ações voltadas para as noções de prevenção de riscos e desastres:
 
- Essas atividades promovem a integração da cidade com as Defesa Civis limítrofes ao município, sendo uma grande troca de experiências e informações com o objetivo de aprimorar o nosso trabalho. O contato com a população, por meio de simulados e panfletagem, também é essencial para que os cidadãos saibam se salvar e possam salvar uns aos outros. 



Serviços Serviços