Edson da Silva
Subsecretário de Defesa Civil

 
 
 
Coronel bombeiro reformado, o subsecretário de Defesa Civil do Rio de Janeiro Edson Tavares da Silva é formado pelo curso superior do Corpo de Bombeiros do Estado do Riode Janeiro (CBMERJ), tendo diversas especializações na carreira militar, como sobrevivência na selva, mergulho para oficiais, operações especiais e ainda a de escolta, segurança e motociclista. Entre a série de cargos que ocupou, o coronel Da Silva comandou o quartel do Corpo de Bombeiros de Copacabana e o Grupamento de Busca e Salvamento, dirigiu o Departamento de Apoio Comunitário da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Rio de Janeiro e foi diretor de Operações da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.   
 
Além desses postos de comando, o coronel Da Silva foi assessor da área de Emergência para o Acordo Brasil e Argentina e gerente do Distrito de Angra dos Reis da Comissão Nacional de Energia Nuclear da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O oficial participou como conferencista de muitos eventos nacionais e internacionais, coordenou equipes de resgate na Operação Césio 137 em Goiânia e na Operação Cólera, na Colômbia, Peru e Brasil, e atuou ainda como professor e assessor técnico de várias instituições. O Centro de Pesquisa Petrobrás, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Faculdade Souza Marques, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Secretaria Nacional de Defesa Civil e Plataforma da Bacia de Campos são algumas delas.  
 
 
 
No currículo diversificado, o coronel Edson Tavares da Silva lançou em 1990 o livro "Busca, Salvamento e Resgate em Medicina Ocupacional" e teve sua trajetória reconhecida por diversos elogios, condecorações e outros prêmios. Entre eles, destacam-se Medalhas como a de Bons Serviços Prestados à População do Rio, a de Serviços Prestados à Comunidade conferida pela Cruz Vermelha e Avante Bombeiro.