Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
Comlurb recolhe 757 toneladas de lixo durante Réveillon 2019, sendo 385 em Copacabana

02/01/2019 11:25:00


 

Mais uma vez a Comlurb cumpriu a missão de garantir rapidamente a limpeza dos pontos de festa de Réveillon na cidade, para que cariocas e turistas curtissem com tranquilidade e bem-estar a passagem do ano. Ao todo, foram recolhidas 757   toneladas de resíduos, sendo 385  toneladas apenas em Copacabana. Na Barra da Tijuca foram 136 toneladas, no Piscinão de Ramos, 15 toneladas, e no Parque Madureira, 4,5 toneladas. Antes das 10h desta terça-feira (1°/1), as vias principais de Copacabana já estavam limpas e lavadas com água de reuso, e entregues normalmente ao tráfego de veículos. Este ano, a Companhia adotou  a onda laranja, mutirão de garis em linha varrendo toda a extensão da areia, da água até o calçadão, o que otimizou  o serviço.

 

Presente à operação de limpeza em Copacabana,  o presidente da Comlurb, Tarquinio Almeida, enfatizou a importância do trabalho em equipe:

 

"Mobilizamos contingentes de outras regiões numa super força-tarefa para garantir a tradição de entregarmos toda a orla de Copacabana totalmente limpa até 10h. Este ano, com o aumento no número de frequentadores e pelo fato de pela manhã ainda ter muita gente nas areias, nosso trabalho precisou ser mais meticuloso, contando com a compreensão das pessoas para realizarmos o trabalho, mas com jeitinho deu tudo certo", afirmou Tarquinio.

 

O total de materiais potencialmente recicláveis foi de 43 toneladas este ano, sendo 21 toneladas recolhidas pela própria Companhia e o restante arrecadado por  catadores cooperativados e autônomos, que foram parceiros, gerando emprego e renda para a categoria.

 

A companhia contou com 3.379 garis distribuídos nos diversos pontos de festejo, além de 346 fiscais e agentes ambientais, que trabalharam com  apoio de 192 veículos, entre eles caminhões basculantes e carros-pipa, e 52 equipamentos, como pás carregadeiras e sopradores. Foram distribuídos 1200 contêineres de 240 litros, sendo 800 só em Copacabana, e 80 laranjões com capacidade para 3.200 litros - sendo 60 deles em Copacabana e 20 na Barra da Tijuca. A Comlurb atuou na faixa de areia do Leme ao Leblon, houve equipes também nas praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba, Paquetá, Barra e Recreio, e no Piscinão de Ramos, além do Parque do Flamengo e do Parque Madureira.

 

 

 

 




Serviços Serviços