Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
Rio Novo Olhar contabiliza em setembro 22 praças e áreas de lazer revitalizadas

27/08/2018 10:09:00


Com a inauguração em setembro de duas novas praças revitalizadas, uma em Sanhaço, Bangu, e outra na Cidade de Deus, o Rio Novo Olhar, programa coordenado pela Comlurb integrando órgãos da Prefeitura e a iniciativa privada, terá recuperado 22 praças e espaços de lazer na cidade.

O último lançamento do Programa, criado em março de 2017, aconteceu no sábado, dia 25/08, no bairro da Taquara, na Zona Oeste, com a entrega da revitalização de trechos junto à estação do BRT que estavam degradados e sem uso. Dessa vez, o Programa contou com parceria da JPA Eu te Amo e o SESC, que levaram ações de cidadania, arte e cultura com oficinas de reciclagem artística de resíduos, de brinquedos, de circo e de compostagem orgânica.

Toda a área em torno do BRT passou por grande intervenção artística com grafites feita por um grupo de profissionais do ramo e de garis artistas. O espaço também recebeu pintura de muros e da estrutura da passarela do BRT, realizada por moradores voluntários. A Comlurb tapou buracos, varreu e limpou as ruas do entorno, fez poda de árvores na Rua Rodrigues Caldas e limpou canaleta. A Companhia ainda instalou kit de brinquedos e criou pequenos espaços com paisagismo infantis a partir do reaproveitamento de pneus e paletes.

 



Foram instaladas cerca de 40 placas de conscientização ao longo dos trechos revitalizados, e fixadas lixeiras feitas de caixotes. A RioLuz contribuiu com a colocação de um refletor direcionado para o espaço revitalizado para dar mais segurança na utilização por crianças, já que era escuro e deserto. A Fundação Parques e Jardins (FPJ) doou mil mudas para o plantio feito nos pneus.

A Comlurb está promovendo duas semanas de ações de conscientização sobre o descarte correto do lixo, com a participação de fiscais do Lixo Zero, na área revitalizada. As ações vão até 6 de setembro.

As intervenções do programa Rio Novo Olhar incluem recuperação de brinquedos e instalação de novos, com utilização de pneus; peças de mobiliário urbano, como bancos, mesas, pergolados, caminhos de bolacha e brinquedos com restos de troncos e galhos retirados das operações de poda; Parcão para cachorros; e revitalização de canteiros e pintura com arte (grafite).




Serviços Serviços