Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
Comlurb coleta 177 toneladas de resíduos no primeiro fim de semana do Rock in Rio

18/09/2017 15:32:00


Comlurb coleta 177 toneladas de resíduos no primeiro fim de semana do Rock in Rio

 
Com método de limpeza 100% sustentável, a Comlurb recolheu 177 toneladas de resíduos no primeiro fim de semana de shows do Rock in Rio, atuando  nas áreas interna e externa, que terão três destinos diferentes. Foram 33,5 toneladas de recicláveis  entregues às cooperativas de catadores e 143,5 toneladas de resíduos foram levadas para a Estação de Transferência do Caju para serem segregados, com os orgânicos utilizados na produção de composto orgânico e os rejeitos transportados para a Usina Verde, onde serão transformados em energia.

A operação de limpeza funcionou antes, durante e após o evento. O serviço após o encerramento dos shows começou às 6h e antes das 12h já tinha sido encerrado. As equipes atuaram com eficiência e agilidade. O trabalho realizado ao longo da noite e madrugada preparou todas as áreas para a limpeza final da manhã, deixando tudo limpo antes da abertura dos portões.

 

A associação entre a Comlurb e os ecos parceiros,  cooperativas de catadores e  Usina Verde (pioneira no Brasil no desenvolvimento tecnológico para a recuperação de resíduos sólidos) possibilita que, pela primeira vez, a operação de limpeza da Companhia seja 100% sustentável. Os materiais recicláveis são entregues às cooperativas, onde os catadores fazem a triagem, enfardamento e comercialização, e os resíduos orgânicos serão tratados para a produção de adubo na Usina do Caju, da Comlurb. O rejeito deste processo será destinado à empresa Usina Verde, incinerado e  transformado em energia, na moderna planta da empresa.

 

Os garis atuaram na parte interna, se revezando em três turnos, com apoio de diversos veículos, como caminhões coletores, mini ônibus,  mini basculante, caminhões-pipa, caminhões varredeiras,  vans lava-jato, além de sopradores. Contêineres para resíduos recicláveis e  orgânicos foram distribuídos em todo o parque, à disposição da plateia, para que o lixo seja descartado de forma correta. As equipes da Comlurb foram treinadas para atuar no gramado, banheiros, praças  de alimentação, área VIP e backstage.

 

Limpeza externa

 

A área externa do Rock in Rio também contou com grande esquema de limpeza e recolheu 39,3 toneladas de resíduos. A operação contou com 120 garis, divididos em três turnos, com apoio de sopradores, caminhões coletores,  basculantes,  varredeiras mecânicas e carros pipas.  Para que o lixo fosse descartado de forma correta pelo público, dezenas de contêineres estavam posicionados nas proximidades do Parque Olímpico e nos acessos.
 

Lixo Zero

 
Os agentes de fiscalização do Programa Lixo Zero atuaram em todo o entorno do Parque Olímpico com apoio de guarda municipais e multaram 106 pessoas, sendo 85 por descarte irregular de lixo e 21 por urinarem nas vias públicas. Todas as operações são supervisionadas por coordenadores do programa.




Serviços Serviços