Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
Comlurb garante a limpeza do Sambódromo e do Carnaval de Rua

23/02/2017 18:31:00


A Comlurb realizou uma limpeza geral no Sambódromo nesta quinta-feira, dia 23/02, na parte da manhã. O serviço preparou a passarela para os desfiles das Escolas de Samba do Carnaval 2017. A partir de amanhã, dia 24, e durante todo o Carnaval, a Companhia vai mobilizar 665 garis e 120 equipamentos por operação, divididos em três turnos, para garantir a manutenção do Sambódromo, todo o entorno e o Terreirão do Samba. Este ano a Companhia traz uma novidade: 20 garis mulheres estarão pilotando as mini varredeiras que trarão graça e agilidade aos serviços. A operação no Sambódromo termina após o Desfile das Campeãs.
 
 
 
Enquanto isso a logística de limpeza do Carnaval de Rua baseada no Protocolo de Blocos, continua firme nesses dias de folia. O protocolo define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o tamanho do bloco, garantindo maior eficiência e agilidade aos serviços. O sistema de limpeza contará com até 1.100 garis por dia; 5.000 contêineres, 90 sopradores, 20 vaporizadores, além de 50 veículos entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, kombis lava a jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes. Os serviços especiais começaram no pré Carnaval e continuam até o encerramento da festa.
 

Sambódromo e Terreirão

No Sambódromo serão destacados cerca de 507 garis, 294 à noite e 213 de dia, com apoio de supervisores e equipamentos e máquinas, para limpeza e manutenção de toda área interna, como corredores, frisas, arquibancadas e pistas (durante os desfiles, concentração e dispersão); lavagem dos contêineres, coleta de resíduos e manutenção de limpeza do Terreirão.
 
Para que os serviços de limpeza e remoção de resíduos seja rápido e eficiente, garantindo a evolução das escolas de samba, os garis estarão trabalhando nos três turnos, nas limpezas diurna e noturna da passarela, incluindo os setores par e ímpar, arquibancadas e pistas, concentração, dispersão, postos de saúde e Terreirão do Samba, com o apoio de 40 máquinas e equipamentos, por turno, entre sopradores, que agilizam a limpeza das arquibancadas, caminhões basculantes, compactador, caminhão-pipa, que utiliza água de reuso, pá mecânica, e mini varredeiras.
 

Postos de Saúde

A limpeza e desinfecção dos 11 Postos de Saúde instalados ao longo da Passarela do Samba e Terreirão, assim como a coleta dos resíduos biológicos desses postos, também ficam a cargo da Comlurb, que destacará 11 garis e 12 supervisores por dia para os serviços. Os trabalhos serão realizados todos os dias de desfiles, sempre das 16h às 7 horas.
 

Áreas Externas

Para o entorno do Sambódromo e Terreirão cerca de 158 garis por turno farão a limpeza dos logradouros, lavagem de pontos críticos, com água de reuso e a remoção de resíduos.
 

Blocos

A operação de limpeza para atender a folia nas ruas é diferenciada, com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão e instalação de contêineres ao longo de todo o trajeto para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado. Com a saída dos foliões é realizada a remoção dos resíduos com sopradores e modo "arrastão", com os garis fazendo o repasse, além de lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante. Os acessos, transversais, concentração e trajeto do desfile do circuito dos blocos também receberão atenção da Companhia.
 
De acordo com o Protocolo, blocos de grande porte, como Bola Preta, por exemplo, podem contar com até 260 garis distribuídos em três turnos, 600 contêineres e 17 veículos e equipamentos.
 

Lixo Zero

Os foliões que vão brincar no Carnaval de Rua devem ter cuidado com os pequenos resíduos irregularmente descartados e evitar urinar nas calçadas, vias e canteiros. O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais importantes blocos da cidade.
 
Os agentes do Lixo Zero, contabilizando 235 equipes formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um guarda municipal, atuarão nos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno. Caso o folião seja pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização, será passível de multa no valor de R$ 548,00, conforme o novo Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$ 200,00.



Serviços Serviços