Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
Comlurb presente no Carnaval de Rua 2017

17/02/2017 17:26:00


A Comlurb continua com a logística especial para a limpeza das ruas neste fim de semana, dias 17, 18 e 19 de fevereiro, baseada no Protocolo de Blocos, que define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o tamanho do bloco, garantindo maior eficiência e agilidade aos serviços. O sistema de limpeza conta com até 1.100 garis por dia; 5.000 contêineres, 90 sopradores, 20 vaporizadores, além de 50 veículos entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, kombis lava a jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes.
 
No sábado, dia 18/02, desfilam grandes agremiações e os garis da Comlurb serão homenageados no Bloco da Areia, com muita música e brindes especiais, na Rua Dias Ferreira, entre a Bartolomeu Mitre e a Rua General Urquiza, no  Leblon. Desfilam também o Badalo de Santa Teresa, no Centro; Banda do Tijuca, na  Tijuca; Carmelitas, na Praça Tiradentes, Centro;  Cordão do Boitatá, no Centro; Bloco da Preta, no Centro, Suvaco do Cristo, no Jardim Botânico; Timoneiros da Viola, em Madureira e a  Banda da Barra, na Barra da Tijuca, dentre outros.
 
A operação de limpeza para atender a folia nas ruas é diferenciada, com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão e instalação de contêineres ao longo de todo o trajeto para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado. Com a saída dos foliões é realizada a remoção dos resíduos com sopradores e modo "arrastão", com os garis fazendo o repasse, além de lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante. Os acessos, transversais, concentração e trajeto do desfile do circuito dos blocos também receberão atenção da Companhia.
 
 
De acordo com o protocolo, blocos de grande porte, como Bola Preta, por exemplo, podem contar com até 260 garis distribuídos em três turnos, 600 contêineres e 17 veículos e equipamentos. Os serviços especiais começaram no fim de semana passado e continuarão até o encerramento do Carnaval.
 
 

Lixo Zero

Os agentes do Programa Lixo Zero estão nas ruas conscientizando e orientando as pessoas a não sujarem as vias públicas, porque cidade limpa é um direito de todos. Os foliões que vão brincar o Carnaval de Rua devem ter mais cuidado com os pequenos resíduos irregularmente descartados e devem evitar urinar nas calçadas, vias e canteiros. O programa não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais numerosos blocos da cidade.
 
São 235 equipes, formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um guarda municipal, atuando nos blocos, nas ruas dos desfiles e nos entornos. Caso o folião seja pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização, será passível de multa no valor de R$ 548,00, conforme o novo Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$ 200,00.



Serviços Serviços