Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
Carnaval de rua anima a cidade e a Comlurb remove 32,6 toneladas de resíduos no fim de semana

13/02/2017 15:51:00


A Operação Carnaval de Rua, da Comlurb, mobiliza até 1.000 garis por dia, 5.000 contêineres, 90 sopradores, 20 vaporizadores e 50 veículos, de mini varredeiras a caminhões compactadores e pipa d'água, para garantir a limpeza das vias após a passagens dos blocos. No movimentado segundo fim de semana de pré-carnaval a Companhia removeu 32,6 toneladas de resíduos.
 
Na sexta, dia 10, poucos blocos tomaram as ruas e foram recolhidos dos três principais 586 Kg de lixo. A turma que curtiu o Badalo, em Santa Teresa, produziu 320 Kg de lixo, e a Comlurb destacou seis garis para o serviço. Já o pessoal que seguiu o Unidos do Chapadão deixou pra trás 186 Kg de residuos retirados pelos quatro garis que garantirarm a limpeza. Outro bloco da Zona Norte, o É o Bicho da Folia, contou com cinco garis para remover 80 Kg de resíduos.
 
Muitos bloco tomaram as ruas para movimentar o sábado de pré carnaval do Rio, e foram removidos 18,8 toneladas de resíduos dos principais blocos que desfilaram pela cidade. A Banda de Ipanema gerou 3,9 toneladas de resíduos; o Desliga da Justiça teve 2,5 toneladas recolhidas da Praça Santos Dumont, na Gávea; o Espanta Neném, que desfilou no Corte Cantagalo, gerou 2,3 t de lixo; foram removidas 1.5 t de lixo do Cordão da Prata Preta, que desfilou na Praça da Harmonia, no Porto; o Calma Amor, que desfilou em Irajá gerou 1,3 t, O Imprensa que eu Gamo, que desfilou em Laranjeiras, resultou em 900 kg de lixo, entre outros.
 
 
No domingo, dia 12/02, foram coletadas 12,5 toneladas de lixo dos blocos que ocuparam as ruas. O bloco Foliões do Rio desfilou na Ilha do Governador, de onde foram removidas 2,6 toneladas de lixo; o bloco Me Esquece, que saiu no Jardim Botânico, gerou 1,7 t. de resíduos; entre outros que agitaram a cidade.
 
As equipes de limpeza fazem o serviço com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até a sua dispersão, quando realizam a varrição, a remoção dos resíduos e a lavagem das ruas e calçadas. Ao longo de todo o trajeto são instalados contêineres para garantir que o folião tenha local adequado para jogar seu lixo, evitando multas e colaborando com a limpeza.
 
 

Lixo Zero no Carnaval de Rua

Os agentes do Programa Lixo Zero estão nas ruas conscientizando e orientando as pessoas a não sujarem as vias públicas, porque cidade limpa é um direito de todos. São 235 equipes, formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um guarda municipal, atuando nos blocos, nas ruas dos desfiles e nos entornos. Caso o folião seja pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização, será passível de multa no valor de R$ 548,00, conforme o novo Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$ 200,00.



Serviços Serviços