Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
Copacabana recebe divulgação do Programa Lixo Zero

População adere cada vez mais à campanha!


17/06/2013 15:20:00


 

A praça Serzedelo Correa, em Copacabana, recebeu hoje pela manhã garis que atuaram na divulgação do Programa Lixo Zero e mostraram ao público como vai funcionar a fiscalização. Tendas com banners informativos serviram de apoio para a ação de orientação. Também foram distribuídos sacolas plásticas, sacolas para carro e bonés. Faixas utilizadas nos sinais de trânsito, chamaram a atenção dos motoristas com os dizeres "Não jogue lixo no chão. O Rio agradece :)".

 

 

Motoristas receberam sacos para lixo para uso em automóveis

 

Homens e mulheres de laranja percorreram a região com mochilas blimp, expondo o objetivo principal do programa, que não é simplesmente multar, mas sim conscientizar cariocas e visitantes sobre a necessidade de se manter a cidade limpa. A todo instante, os profissionais da Comlurb eram abordados pelas pessoas, que queriam saber mais sobre a fiscalização. A principal dúvida era em relação a aplicação das multas e o que acontecerá com quem não quiser se identificar. A abordagem a quem for flagrado sujando a via pública será feita por um fiscal da Comlurb, um guarda municipal e um policial militar. O infrator terá que dizer o número do CPF para emissão do auto de infração pelo guarda municipal, que estará equipado com um palmtop e impressora. Se o sujismundo insistir em não declarar seu CPF, será conduzido à delegacia local pelo policial militar, onde receberá a multa devida.

 

Durante todo o mês de julho, que antecede o início efetivo do Programa Lixo Zero, a Comlurb está intensificando a divulgação da campanha. Multas só serão aplicadas pra valer em agosto. Na praça Saens Pena, onde os fiscais têm atuado desde junho, a limpeza melhorou significativamente, provando que quanto mais informação, menos lixo no chão.

 

Sexta feira, 12/07, a conscientização acontece em Ipanema (Praça General Osório). Garis estarão a partir das 10 horas  orientando moradores, turistas e frequentadores do bairro.




Serviços Serviços