Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
Ações Operacionais

24/06/2013

 

Coleta domiciliar

 

É o serviço de coleta de resíduos sólidos, de características não perigosas, provenientes da preparação de alimentos ou da limpeza regular da habitação unifamiliar ou multifamiliar. A coleta domiciliar é realizada em dias alternados, de segunda a sábado, em dois turnos, inclusive nos feriados e dias santificados, a exemplo do Natal. Os moradores devem colocar o lixo na calçada junto ao meio fio no dia e horário definidos pela Comlurb. O ideal é que o lixo seja disposto para coleta a cerca de uma hora da passagem do caminhão

Este sistema de coleta de lixo, a coleta semi-automatizada, consiste na utilização de contêineres, com dispositivo que permite acoplá-lo junto ao caminhão compactador, permitindo que ele possa bascular jogando todo o lixo armazenado dentro do caminhão. Para consultar os roteiros, dias e horários, basta clicar aqui.

 

Coleta, limpeza e desinfecção de hospitais municipais

 

A Comlurb  atende  1.441 leitos com uma equipe de 700 garis, que trabalham em sistema de plantão, cobrindo todos os setores 24 horas por dia.  Esses profissionais tem a missão de prestar serviços de limpeza e desinfecção nas superfícies - mobiliário em geral, pisos, paredes etc..  Um dos recursos utilizados para harmonizar e oferecer segurança no ambiente é aplicar o sistema de tratamento de piso nas unidades de alta e média complexidade (UTIs, salas de cirurgia, laboratórios, enfermarias, emergências, etc.). Este trabalho vai além da limpeza e desinfecção, englobando gestão de resíduos sólidos e o controle de pragas e roedores.

 

As unidades de assistência à saúde produzem cinco tipos de resíduos:

 

Resíduos recicláveis - latas, frascos de soro vazios, papelão, copos, vidros e embalagens em geral que são acondicionados em sacos transparentes.

 

Resíduos comuns - restos alimentares e restos da higiene (papéis toalha e higiênicos, fraldas, entre outros), que são acondicionados em sacos verdes.

 

Resíduos biológicos ou potencialmente infectantes - materiais com sangue e/ou secreções que são acondicionados em sacos de cor branca leitosa, identificados com o símbolo de infectantes.

 

Resíduos perfuro-cortantes - agulhas lâminas, bisturis e vidros quebrados que são embalados em recipientes rígidos conforme Norma técnica ABNT.

 

Resíduos Químicos – estes ficam sob a responsabilidade do farmacêutico  responsável pela unidade.

 

Para a coleta e disposição final do lixo gerado pela rede municipal de saúde do município do Rio de Janeiro a Comlurb conta com uma equipe de 39 garis responsáveis por supervisionar os abrigos, orientar os profissionais de saúde  para a correta forma de armazenamento e quanto à correta segregação desses resíduos.

 

Atualmente (junho/2013) a média de resíduo biológico coletado nos 222 pontos da Secretaria Municipal de Saúde é de 48 toneladas/mês que seguem para tratamento térmico (micro-ondas ou incineração) e enviados em seguida à Central de Tratamento de Resíduos em Seropédica.

 

 

 

Coleta seletiva

Saiba mais sobre a coleta seletiva clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

Limpeza de vias públicas e feiras livres

 

O sistema de limpeza de vias públicas abrange 19.182 ruas e 159 feiras livres, que constam no cadastro da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Após o encerramento das atividades dos feirantes, os garis da Comlurb fazem a varredura e remoção de resíduos. Ao final desse trabalho, uma pipa d'água lava as pistas de rolamento utilizando água de reuso. Os empregados da Companhia atuam com o apoio de vassouras, contêineres e de uma ferramenta chamada "rodo de feira", que possibilita a formação de "montinhos" de lixo para facilitar o recolhimento pelo caminhão. 

 

 

Controle de ratos e caramujos

A Comlurb disponibiliza para seus clientes o serviço de controle de ratos e caramujos gigantes de origem africana.

Ratos

 

A Comlurb  trabalha para manter sob controle a infestação de ratos e ratazanas nos bairros mais populosos do Rio de Janeiro, realizando inspeções e tratamentos rotineiros. Este serviço é gratuito e utiliza equipes treinadas para orientar a população. Além disso, realiza, quando necessário, a desratização de residências unifamiliares, unidades escolares e creches públicas, unidades hospitalares governamentais, conjuntos residenciais de baixa renda, unidades religiosas, além de outras edificações urbanas.
Também inspeciona, trata e monitora áreas públicas que apresentam problemas, como  terrenos baldios, margens de rios, galerias de águas e esgoto, parques e regiões urbanas de baixa renda, sem saneamento básico ou com saneamento básico ainda precário, onde normalmente se encontram as temidas ratazanas.
Avalia quaisquer tipos de construções civis, fornecendo aos seus responsáveis, informações necessárias sobre medidas preventivas e de rativedação, a serem implementadas nesses locais, visando o controle de roedores sinantrópicos.

Clique aqui para visualizar folder educativo sobre o vetor rato (vistorias para controle de vetores podem ser solicitadas pela Central de Atendimento ao Cidadão, número 1746 ou pelo site http://www.1746.rio.gov.br/).

 

Caramujo Africano

 

 

O Achatina fulica é muito conhecido em todo o país como caramujo gigante africano. É uma espécie pertencente ao grupo dos moluscos pulmonados terrestres. Este molusco é conhecido ainda como Rainha da África, Acatina, Caracol Africano, Caramujo Gigante e Caracol Gigante.

 

Clique aqui para visualizar folder educativo sobre o vetor caramujo (vistorias para controle de vetores podem ser solicitadas pela Central de Atendimento ao Cidadão, número 1746 ou pelo site http://www.1746.rio.gov.br/).







Serviços Serviços