Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
Prefeitura promove higienizações em cooperativas de catadores

26/06/2020 17:22:00


O serviço vai beneficiar 25 cooperativas, onde trabalham 386 famílias

A Prefeitura, por meio da Comlurb, iniciou esta semana o trabalho de higienização para combater a contaminação pelo novo coronavírus nas cooperativas de catadores de materiais recicláveis credenciadas à Companhia. São 25 cooperativas, sendo que duas funcionam dentro de galpões da Comlurb, em Irajá e em Bangu. O objetivo da iniciativa é ajudar a população que está trabalhando nesse segmento a se prevenir da contaminação pela Covid-19.

São 386 famílias beneficiadas nessas cooperativas, sendo 40 em Bangu e 38 em Irajá. As higienizações serão feitas quinzenalmente, mas podem variar de acordo com a avaliação da necessidade. A equipe é formada por três garis, com o apoio de três borrifadores costais, utilizando água e hipoclorito de sódio.

A Comlurb é responsável apenas pela coleta seletiva. Todas as cooperativas de catadores que recebem material reciclável da Coleta Seletiva da Companhia recebem visitas periódicas para avaliação do espaço, levantamento de pessoal e verificação de uso de EPI's, além de orientações de higiene, para continuar recebendo os itens. Porém não é de responsabilidade da Comlurb o fornecimento de EPI's e nem de insumos para higienização.

Todo o material coletado é entregue aos núcleos de cooperativas de catadores, que fazem a separação e comercializam os recicláveis com empresas especializadas. A Coleta Seletiva da Comlurb recolhia, em média, de 45 a 50 toneladas diárias. Durante a pandemia, houve um aumento de quase 24% em março em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril, o crescimento ficou em torno de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em maio houve aumento de 5,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Comlurb pede para que a população continue colaborando e fazendo a separação dentro de casa. Todos os materiais recicláveis devem ser colocados em sacos plásticos transparentes, pois assim o gari poderá verificar o conteúdo, evitando a mistura do material reciclável com o lixo domiciliar. Os materiais (papéis, metais, plásticos e vidros) devem estar secos e limpos.




Serviços Serviços