Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
Controle de ratos e caramujos

08/07/2020

A Comlurb disponibiliza para seus clientes o serviço de controle de ratos e caramujos gigantes de origem africana.

 

Ratos

A Comlurb  trabalha para manter sob controle a infestação de ratos e ratazanas nos bairros mais populosos do Rio de Janeiro, realizando inspeções e tratamentos rotineiros. Este serviço é gratuito e utiliza equipes treinadas para orientar a população. Além disso, realiza, quando necessário, a desratização de residências unifamiliares, unidades escolares e creches públicas, unidades hospitalares governamentais, conjuntos residenciais de baixa renda e unidades religiosas.

Também inspeciona, trata e monitora áreas públicas que apresentam problemas, como  terrenos baldios, margens de rios, galerias de águas e esgoto, parques e regiões urbanas de baixa renda, sem saneamento básico ou com saneamento básico ainda precário, onde normalmente se encontram as temidas ratazanas.
Avalia quaisquer tipos de construções civis, fornecendo aos seus responsáveis, informações necessárias sobre medidas preventivas e de rativedação, a serem implementadas nesses locais, visando o controle de roedores sinantrópicos.

Clique aqui para visualizar folder educativo sobre o vetor rato (vistorias para controle de vetores podem ser solicitadas pela Central de Atendimento ao Cidadão, número 1746 ou pelo site http://www.1746.rio.gov.br/).


 

Caramujo Africano

O Achatina fulica é muito conhecido em todo o país como caramujo gigante africano. É uma espécie pertencente ao grupo dos moluscos pulmonados terrestres. Este molusco é conhecido ainda como Rainha da África, Acatina, Caracol Africano, Caramujo Gigante e Caracol Gigante.

Clique aqui para visualizar folder educativo sobre o vetor caramujo (vistorias para controle de vetores podem ser solicitadas pela Central de Atendimento ao Cidadão, número 1746 ou pelo site http://www.1746.rio.gov.br/).

No que diz respeito ao controle do caramujo africano,  seguem os procedimentos utilizados pela Comlurb:

   1. Uma equipe de técnicos fará a vistoria no logradouro público e a catação dos exemplares de caramujos nas proximidades de onde surgiu a reclamação e no interior dos imóveis que atendem às seguintes características: residências unifamiliares, unidades escolares e creches públicas, unidades hospitalares governamentais, conjuntos residenciais de baixa renda e unidades religiosas;

   2. Os contribuintes que residem em imóveis que não estejam contemplados nos critérios acima estabelecidos receberão orientações quanto à adoção de medidas preventivas e de remoção dos caramujos, além de sua destinação final, sendo o atendimento realizado no logradouro público, onde está localizado o imóvel do solicitante.



 

COVID 19

O serviço de controle de vetores informa que durante o período de distanciamento social, não serão realizadas inspeções na área interna das unidades residenciais,  apenas no  logradouro próximo. Também não haverá contato do técnico da Comlurb com o contribuinte. Além disso, recomendamos que, no caso de o problema persistir, que seja realizada nova solicitação assim que as condições se normalizarem.







Serviços Serviços