Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB
A responsabilidade de cada um com entulhos

Comlurb oferece serviço gratuito de remoção de entulho e bens inservíveis


03/08/2010 15:42:00


Remoção de entulhos

A Comlurb oferece serviço gratuito de remoção de entulho, de galhadas provenientes de podas de árvores e de bens inservíveis (fogões, geladeiras, sofás, eletrodomésticos etc). O pedido pode ser feito pelo TeleAtendimento (1746). A Companhia avisa, porém, que o serviço cobre apenas pequenas obras. A quantidade máxima é o equivalente a 150 sacos de 20 litros. Acima disso, o proprietário da obra deve contratar um serviço particular de caçamba. Vale lembrar que as caçambas particulares são regidas por normas rígidas instituídas pela Lei de Limpeza Urbana.

 

 · Veja aqui a lista de empresas cadastradas.

 

Procedimentos a serem seguidos pelo cidadão para fazer jus ao serviço gratuito

 É importante destacar que as condições estabelecidas abaixo tem como objetivo exclusivo resguardar a segurança do trabalho dos empregados da Comlurb.

·         A - ENTULHO de pequenas obras : deverão estar obrigatoriamente acondicionados em sacos plásticos de até 20 litros e serão removidos no máximo 150(cento e cinqüenta) sacos por residência.

·         B - GALHADAS de pequenas podas : deverão ser formados conjuntos de galhos, de comprimento máximo de 1,5 metros, amarrados através de barbantes ou outro material (para facilitar o manuseio pelo gari) e serão removidos no máximo 12 conjuntos de amarrados por residência.

·         C - TELHAS (pequenas) ou TIJOLOS : unidades inteiras (unidades quebradas devem ser consideradas como entulho) deverão estar agrupadas de forma a facilitar o carregamento e serão removidos no máximo 150 unidades de telhas e/ou de tijolos por residência.

·         D - BENS INSERVÍVEIS : somente serão removidos no máximo 6 itens por residência com suas respectivas quantidades, exceto para os bens de grande peso ou volume (geladeira, freezer, cofre, sofá, armário, etc), que a remoção fica limitada a 2 itens por residência. Nos casos de remoção de bens inservíveis, juntamente com as solicitações do tipo B e C, serão também removidos um dos itens constante da tabela abaixo, com as suas respectivas quantidades.

 

Item

Bem Inservível

Quant.

 

Item

Bem Inservível

Quant.

1

fogão, geladeira, máquina de lavar, armário de médio e grande porte (desmontado)

1 unid.

1

canos (amarrados)

5 unid.

2

armário de pequeno porte, sofá, mesa e colchão

2 unid.

12

tapete e carpete (amarrados)

5 unid.

3

cadeira

6 unid.

13

banheira

1 unid.

4

cofre e tanque de até 60 kg

1 unid.

14

computador e aspirador

2 unid.

5

bidê, vaso sanitário e lavatório

2 unid.

15

tanque de lavar roupas

2 unid.

6

porta, janela e grade

4 unid.

16

latas e baldes de até 20 L

10 unid.

7

aparelho de TV , som e vídeo

2 unid.

17

latões de até 200 L

1 unid.

8

boiler, aquecedor e cx. de descarga

2 unid.

18

vaso de planta com terra

2 unid.

9

espelho e persiana

6 unid.

19

máq. de costura e bicicleta

2 unid.

10

madeiras (amarradas)

5 unid.

20

luminária

5 unid.

 

Observações importantes

As solicitações para os atendimento descritos no tópico A acima não são cumulativas com as demais descritas nos tópicos B, C e D;

A solicitação que porventura envolva quantidades superiores às estabelecidas deverão ser objeto de novo pedido após 10 dias corridos da data do pedido anterior; caso o cidadão não queira aguardar este prazo ou ainda se o material a ser removido esteja fora das condições estabelecidas neste informativo, o serviço deverá ser contratado junto às firmas credenciadas pela Comlurb, cujos telefones poderão ser obtidos no Central de Teleatendimento 1746 , ou no nosso site em Serviços/Empresas Credenciadas.

Caso o local de residência do cidadão seja de difícil estacionamento, tenha feira-livre ou outro tipo de dificuldade, favor informar ao atendente no momento do pedido.

Todo material a ser removido deverá estar na parte interna da residência, no mesmo nível do logradouro e a uma distância máxima de 15 metros do limite da propriedade.

 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços