Zuenir Ventura abre a série ‘Depoimentos Cariocas'


Às vésperas de completar 90 anos, o autor de ‘Cidade partida' e ‘1968: o ano que não terminou' é a primeira personalidade a compartilhar suas memórias e reflexões sobre o Rio de Janeiro

 

 

 

O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro abre nesta terça-feira, 18 de maio de 2021, o projeto Depoimentos Cariocas: uma série de entrevistas criada com o objetivo de registrar e difundir memórias e reflexões de personalidades que já tiveram o Rio como objeto de trabalho. A cada mês, a cidade será tema de uma entrevista com um veterano carioca (de fato ou honorário), seja ele um profissional do jornalismo, da literatura, da educação, do urbanismo, do cinema ou da música, entre outras áreas de atuação. As entrevistas, que serão gravadas em vídeo (e à distância durante a pandemia), serão disponibilizadas no perfil do Arquivo Geral da Cidade no YouTube (https://www.youtube.com/user/arquivodacidade) e também no formato podcast.

 

 

Na abertura da série, que pode ser acompanhada através deste link (https://www.youtube.com/watch?v=aUfRkGZMF0g), o entrevistado é o jornalista e escritor Zuenir Ventura, que completaou 90 anos no dia 1 de junho de 2021. Já de carreira profissional são quase 70 anos, com passagens por redações importantes, como as da Tribuna da Imprensa, do Jornal do Brasil e das revistas Visão e Veja, entre outros veículos. Uma longa trajetória que fez de Zuenir, nascido em Além Paraíba (MG) e criado entre Ponte Nova (MG) e Nova Friburgo (RJ), um dos grandes especialistas na história do Rio de Janeiro. Não à toa, fez da cidade cenário de livros que escreveu, como os fundamentais "1968: o ano que não terminou" (Companhia das Letras, 1988) e "Cidade partida" (na mesma editora, 1994), este último premiado com o Prêmio Jabuti de 1995.

 

 

Da obra literária de Zuenir Ventura – membro da Academia Brasileira de Letras desde 2015 – também fazem parte títulos como "Minhas histórias dos outros" (Editora Objetiva), que saiu originalmente em 2005 e agora é relançado agora em sua versão revisada e ampliada. Um livro de memórias que serviu de guia para sua participação na série "Depoimentos Cariocas", com depoimento dado ao coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Malta. Entre as perguntas feitas a Zuenir há ainda uma feita pela presidente do Arquivo Geral da Cidade, Rosa Maria Araujo, e outra pelo jornalista Artur Xexéo. Neste primeiro depoimento, a abertura é feita pelo Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.

 

 

Para as entrevistas seguintes da série "Depoimentos Cariocas" já estão confirmadas as participações do antropólogo Roberto DaMatta, da professora Terezinha Saraiva e do jornalista e escritor Ruy Castro, entre outros.

 

Assistam os outros episódios da série Depoimentos Cariocas acessando o link.