Depoimentos Cariocas em ritmo de carnaval: desfiles, sambas e quitutes entre as memórias de Tia Surica


 

“Eu não estou Portela. Eu sou Portela. É minha segunda família.”

 

É assim que Tia Surica, presidente de honra da tradicional escola de samba azul e branca de Madureira, define sua maior paixão carnavalesca. Também, pudera: de seus 82 anos de vida, 78 foram passados na Portela, escola que frequenta desde menina, quando ia aos desfiles acompanhando a mãe. Esta é apenas uma das histórias que a veterana sambista conta em sua participação nos Depoimentos Cariocas, a série com que o Arquivo Geral da Cidade vem registrando as memórias e reflexões de personalidades sobre o Rio de Janeiro.

 

        Assista através do link: https://youtu.be/8FS426Yxuks           

 

A entrevista exclusiva com Tia Surica – neste depoimento especial de carnaval – poderá ser conferida no YouTube do Arquivo Geral da Cidade, com chat aberto para quem assistir à estreia – nesta terça-feira, dia 14/02, a partir de 17h. O vídeo, gravado na vila onde mora a entrevistada (vizinha da sede da Portela), tem participações especiais do prefeito do Rio, Eduardo Paes, responsável pela abertura da entrevista, e de dois convidados que enviaram perguntas à veterana portelense: o carnavalesco e comentarista Milton Cunha e a chef de cozinha Kátia Barbosa.

 

No depoimento – conduzido pelo jornalista e músico Pedro Paulo Junior, da equipe de promoção cultural do Arquivo Geral da Cidade – Tia Surica também relembra passagens de sua trajetória, destaca o amor por Madureira (bairro em que vive desde sempre) e canta trechos de sambas de compositores queridos, como os portelenses Paulinho da Viola, Candeia e Manacéa. Sua famosa feijoada – que se tornou atração da quadra portelense no primeiro sábado de cada mês – também é um dos temas da conversa: “Foi Tia Vicentina quem começou essa feijoada”, conta. “Quando ela adoeceu, passei a fazer, para que o nome dela não caísse no esquecimento.”

 

A entrevista com Tia Surica é a segunda da temporada 2023 dos Depoimentos Cariocas, iniciada em janeiro, com as memórias da atriz Marieta Severo. Ao todo, já são 22 entrevistas da série disponíveis no YouTube do Arquivo Geral da Cidade (https://www.youtube.com/watch?v=_eMUeFklum4&list=PL1-JWSGpuTTIup2hz906o1zEBl-qEwsTO), com personagens como os jornalistas Zuenir Ventura e Ruy Castro, a atriz e cantora Zezé Motta, os radialistas José Carlos Araújo e Adelzon Alves, os compositores e escritores Nei Lopes e Paulo Cesar Pinheiro, as cantoras Áurea Martins e Dóris Monteiro e as escritoras Marina Colasanti e Ana Maria Machado, entre outros grandes nomes da cultura carioca.