Depoimentos Cariocas – entrevista com a educadora Terezinha Saraiva

 

 

      A série Depoimentos Cariocas, criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar memórias e reflexões sobre a cidade, chega nesta terça-feira (14/09) a sua quinta entrevista. Desta vez a entrevistada é a professora Terezinha Saraiva, personagem importante na história da educação no país, tendo comandado a Secretaria de Educação e Cultura tanto na esfera estadual – na gestão do governador Carlos Lacerda (1960-1965) – quanto na municipal – no mandato do prefeito Marcos Tamoyo (1975-1979).

 

      Além de sua experiência como gestora de educação (ela também foi secretária do Movimento Brasileiro de Alfabetização, o Mobral, entre outros cargos da gestão pública), Terezinha relembrou passagens de sua vida pessoal, como os tempos em que estudou no Instituto de Educação e a infância no Rio Comprido, bairro em que nasceu, há 96 anos. Atualmente ligada à Fundação Cesgranrio (onde trabalha como assessora), ela também falou dos desafios enfrentados por professores e instituições de ensino durante a pandemia de Covid 19.

 

 

      Conduzida pelo jornalista Pedro Paulo Junior, servidor do Arquivo Geral da Cidade, a entrevista teve perguntas enviadas em vídeo pelo secretário geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia, e do jornalista Antonio Gois, que assina uma coluna semanal sobre educação no jornal O Globo. Já na abertura, a entrevista conta com as participações especiais do Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, e do Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, com saudações à professora Terezinha Saraiva.

 

 

      A entrevista com a professora é a quinta da série Depoimentos Cariocas, que desde a abertura, em maio, vem disponibilizando as entrevistas mensais em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/user/arquivodacidade). Até aqui, foram entrevistados também o jornalista e escritor Zuenir Ventura, o antropólogo Roberto DaMatta, o compositor e escritor Nei Lopes e o ex-prefeito do Rio Saturnino Braga.

 

 

      Assistam os outros episódios da série Depoimentos Cariocas acessando o link.