Está no ar a nova edição da Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
 

 

Está no ar o número 20 da Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Esta edição conta com dois dossiês, além de um artigo livre sobre o projeto do urbanista Affonso Eduardo Reidy para a Esplanada do Castelo que nunca saiu do papel, mas nem por isso deixa de retratar uma época e os projetos pensados para a cidade, e uma resenha do livro “A Fazenda Bangu, o livro: uma joia do oeste carioca”, que muito nos conta sobre um dos maiores bairros da cidade e pouco estudado.


O primeiro dossiê foi organizado por Ismênia Lima Martins, Andrea Telo da Corte e Erica Sarmiento e nos apresenta as dificuldades que imigrantes enfrentaram e enfrentam ao chegar na cidade em sua inserção na vida e na cultura da cidade. O dossiê  “O Rio de Janeiro de todas as gentes: a construção de um campo interdisciplinar nos estudos migratórios” traz um tema que é caro a todas as épocas históricas.
 

 

Já o segundo dossiê, “80 anos da Justiça do Trabalho no Brasil: fontes, história e historiografia”, foi organizado por Larissa Rosa Corrêa e Claudiane Torres da Silva. Ao discutir e problematizar o impacto social inegável da criação da instituição, nos lembra que mais do que nunca estamos em um momento de grandes transformações no campo trabalhista que merecem nossa atenção e vigília.
 

 

 

Esta edição conta com a colaboração de:
 

Alessandra Belo Assis Silva;
Carlos Eduardo Coutinho Da Costa;
João Roberto Oliveira Nunes, Marcelo Barros Leite Ferreira e Edna Maria De Aquino Mendes;
Kelly Russo, Leila Mendes e Sandra Marcelino;
Mariléia Franco Marinho Inouê e Ariane Rego De Paiva;
Mayara De Freitas Portilho Silveira;
Micaele Irene Scheer;
Mohammed Elhajji, Gabriela Azevedo De Aguiar e Adriana Maria De Assumpção;
Paulo Henriques Silveira Damião;
Raquel Câmara Leal Figueiredo;
Thiago Santos Mathias Da Fonseca;
Vinicius Miranda Cardoso.