Depoimentos Cariocas: as memórias do Rio na ‘voz marcante’ de Léo Batista

 

O locutor esportivo e apresentador Léo Batista é o entrevistado da série Depoimentos Cariocas na próxima terça-feira, 11 de julho, às 17h, quando o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro disponibiliza o vídeo em seu canal no YouTube (https://youtu.be/YzINRS7cFQQ), com chat aberto para quem acompanhar na estreia. Às vésperas de completar 91 anos, o veterano locutor da TV Globo foi entrevistado pelo coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, que o recebeu no auditório da instituição, onde o depoimento foi gravado. Com 105 minutos de duração, a conversa contou com as participações especiais do narrador Luís Roberto, da repórter Carol Barcellos e do comentarista Paulo César Vasconcellos, que enviaram perguntas ao entrevistado.

 

Natural de Cordeirópolis, no interior de São Paulo, Léo Batista reviveu antigas memórias futebolísticas, como suas primeiras transmissões de jogos, a final da Copa de 1950 e o início da paixão pelo Botafogo, um dos clubes de seu coração – além do XV de Piracicaba, do Renner gaúcho, do América Mineiro e do Ferroviário cearense. Mas as lembranças foram muito além do futebol, num panorama do Rio de Janeiro de quando chegou para morar na cidade, em 1951, tornando-se frequentador do Café Nice (ponto de encontro dos principais artistas da era do rádio) e funcionário da Rádio Globo, pela qual transmitiu desfiles das grandes sociedades carnavalescas e o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 24 de agostos de 1954.

 

Na entrevista, Léo relembrou também outros personagens diversos da cidade, como o compositor Miguel Gustavo (com quem conviveu na Rádio Globo), o arcebispo D. Helder Câmara (celebrante de seu casamento), o severo delegado Padilha (em suas perseguições à malandragem) e o famoso malandro Madame Satã (em brigas contra vários policiais ao mesmo tempo). Outras antigas lembranças vieram da adolescência, ainda no interior de São Paulo, onde estreou como locutor no serviço de alto-falantes de Cordeirópolis, como Bellinaso Neto – nome que trocou pelo atual logo que foi contratado pela Rádio Globo, após sua mudança para o Rio de Janeiro.

 

A entrevista de Léo Batista é a sétima da temporada 2023 dos Depoimentos Cariocas, iniciativa criada em maio de 2021 pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar memórias e reflexões sobre a cidade. Desde então, já são 27 depoimentos disponibilizados mensalmente no YouTube da instituição, com personagens de áreas diversas, de Ruy Castro a Marieta Severo, de Hildegard Angel a Nei Lopes, de José Carlos Araújo a Zezé Motta, entre muitos outros. Todas estão podem ser acessadas no canal do Arquivo Geral da Cidade no YouTube: www.youtube.com/arquivodacidade