Índice de Documentação Textual


O índice de Documentação textual da Subgerência de Documentação Escrita foi disponibilizado on-line para facilitar o acesso do pesquisador ao acervo. Os documentos descritos neste índice referem-se ao acervo hoje sob a guarda definitiva do AGCRJ, mas que tiveram suas origens em administrações públicas diversas, tendo como destaques: a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Conselho de Intendência Municipal, a Prefeitura do Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Seu recorte temporal abrange o período compreendido entre o século XVI e o século XX.

 

Este acervo, quando da sua organização, foi pensado de forma temática e, por conta disso, os documentos foram encadernados de acordo com os assuntos, dando origem aos códices, que é a forma como a maior parte da documentação está organizada. A digitação deste índice teve como base o trabalho realizado em 1971, por Tancredo Paiva, bibliotecário do Colégio Pedro II, e foi datilografado por F.G. Lima, conforme consta nos próprios índices originais datilografados. Foram realizadas, recentemente, algumas alterações neste índice, que foi cotejado com a documentação existente nos depósitos, no sentido de complementar ou corrigir os dados e ainda acrescentar novos documentos incorporados ao acervo.

 

O índice on-line permite ao pesquisador localizar o assunto desejado e assim otimizar seu tempo, uma vez que procurará a instituição para uma pesquisa presencial se tiver encontrado na relação a documentação de seu interesse. Caso contrário, terá evitado um deslocamento desnecessário.

 

• Índice volume 1(pdf)

 

• Índice volume 2(pdf)

 

• Índice volume 3(pdf)

 

• Índice volume 4(pdf)
 

• Aforamentos (pdf)