Gerência de Documentação Escrita
A Gerência de Documentação Escrita é uma unidade da instituição que tem sob sua responsabilidade guardar a documentação textual acumulada pela prefeitura ao longo da história do Rio de Janeiro.
Esse acervo textual compreende documentos manuscritos, datilografados e impressos com datas-limites entre 1565 e 1985. Sua metragem é de 4.000 metros lineares de documentos textuais e sua quantidade ultrapassa a cifra de 3.500.000 de unidades.
O setor atua em duas frentes: a Documentação Histórica e a Licença para Obras. Na documentação histórica, mantemos a preservação da documentação textual de valor histórico para a cidade, que serve tanto para pesquisas e produções acadêmicas como para o resgate da memória de cidadãos em registros institucionais.
Já na licença para obras, o nome altamente intuitivo refere-se a salvaguarda de processos com projetos de construção, reformas, ampliações e regularizações e plantas arquitetônicas, tanto de edifícios que ainda existem, como de prédios já demolidos e projetos que nunca foram realizados.
As duas frentes exemplificam bem o papel do setor em gerir, guardar, preservar e, principalmente, democratizar o acesso da população à documentação da cidade custodiada pelo órgão.
A relação dos documentos contidos em códices pode ser consultada neste site, no link abaixo:
Acervo Online:
Índice de Documentação Textual