Arquivo Geral
Revista do Arquivo Geral da Cidade abre chamada para edição de número 20

10/05/2021 08:00:00


Revista do Arquivo Geral da Cidade abre chamada para edição de número 20

 

A Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro está com chamada aberta para sua próxima edição, de número 20. Veja abaixo as chamadas para os dossiês Rio de Janeiro de todas as gentes e 80 anos da Justiça do Trabalho.

 

Além dos dossiês, a Revista também recebe, em fluxo contínuo, artigos de temas livres e resenhas sobre a cidade do Rio de Janeiro nas áreas de História, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia e ciências afins. Para conhecer as normas e ler nossas antigas edições, acesse o site da Revista do AGCRJ: http://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj

 

>> Rio de Janeiro de todas as gentes: a construção de um campo interdisciplinar nos estudos migratórios– Organizado por Andrea Telo da Corte e Érica Sarmiento. Prazo de submissão: 16/07/2021. Lançamento previsto em 09/2021 

 

A revista do AGCRJ convida os pesquisadores a submeterem artigos inéditos para o Dossiê "Rio de Janeiro de todas as gentes: a construção de um campo interdisciplinar nos estudos migratórios".

 

O dossiê "pretende demonstrar como os estudos sobre a presença de imigrantes na cidade do Rio tem se constituído como um campo interdisciplinar envolvendo estudos em diversas áreas como a história, a comunicação, o serviço social, a pedagogia, entre outros. Além disso, privilegiará abordagens que envolvam os temas do racismo, pandemia, trabalho, estratégias de sobrevivência, securitização, entre outras questões".

 

>> 80 anos da Justiça do Trabalho no Brasil: fontes, história e historiografia– Organizado por Claudiane Torres da Silva e Larissa Rosa Corrêa. Prazo de submissão: 16/07/2021. Lançamento previsto em 09/2021.

 

 

"Embora prevista pela Constituição de 1934 e criada em 1939, a Justiça do Trabalho teve as suas instalações inauguradas de fato em 1941. Não à toa, o ato de inauguração ocorreu com grande alarde no dia 1º de Maio, representando um ‘presente' de Getúlio Vargas aos trabalhadores brasileiros. Passados 80 anos, a efeméride é um convite para os pesquisadores refletirem sobre a trajetória da instituição trabalhista, como o seu papel nos conflitos entre capital e trabalho, as relações com os trabalhadores, sindicatos, empregadores, advogados e a sociedade em geral, bem como as mudanças que marcaram o órgão, dos seus primeiros anos de funcionamento até os impactos da recente reforma trabalhista. Outro aspecto de interesse é a análise das políticas de preservação dos documentos produzidos pela Justiça do Trabalho e as ações no âmbito da história oral em que se articulam as memórias e a história da instituição."

 

Para envio de texto acessem http://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj/envio/




Serviços Serviços